Mister Gay Brasil divulga marca “Vista-se” em Campinas

03/06/2008

Autor: Eli Fernandes

Luciano Lupo participou de agenda promovida pelo Programa Municipal de DST/Aids de Campinas para incentivo ao uso de preservativos para prevenção ao HIV

O Mister Gay Brasil, Luciano Lupo, visitou Campinas neste final de semana para adesão ao movimento nacional de incentivo ao uso do preservativo “Vista-se, use sempre camisinha”, desenvolvido na cidade pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas e parceiros (instituições públicas, privadas e do terceiro setor).

O Mister Gay chegou à cidade na noite de sexta-feira, para participação da edição quinzenal do projeto Fluxus: Informação, Arte, Saúde. Na tenda do Programa DST/Aids, montada ao ar livre na Praça Bento Quirino (largo do Carmo), Centro, ele conversou com a população que visitou o local, junto de profissionais e demais parceiros do Programa DST/Aids de Campinas.

No local, Lupo e os demais presentes conversaram sobre sexualidade, prevenção à aids e outras DSTs, cidadania e sobre questões relacionadas às lésbicas, gays, travestis, transexuais e bissexuais. Ele cedeu sua imagem para utilização nas ações de incentivo à prevenção da aids e DSTs e estímulo à realização do teste de HIV e DSTs. Lupo é publicitário, tem 28 anos e foi eleito Mister Gay em 2007. O mandato de Luciano Lupo termina neste ano.

No sábado, durante a manhã, o publicitário participou de um ensaio fotográfico exclusivo para o Programa DST/Aids realizado pela médica infectologista Cláudia Barros Bernardi, que é da Coordenação do Programa DST/Aids de Campinas e, além de profissional da saúde, também é fotógrafa. Durante a tarde o Mister Gay e técnicos do Programa DST/Aids receberam a Imprensa no ateliê e teatro Inventor de Sonhos, em Joaquim Egídio, que um Ponto de Cultura.

Durante a noite, Luciano Lupo participou da festa “Vista-se”, realizada na boate GLS Pride, localizada à Vila Industrial, em Campinas. As fotos realizadas pela manhã foram apresentadas à noite, em telões, dentro da boate, onde funcionários e demais parceiros usavam camisetas com a marca “Vista-se”. Além de Luciano Lupo outros formadores de opinião já participaram deste movimento, em Campinas. Entre eles: Bruno Gagliasso, Alexandre Frota, Monique Evans, Neguinho da Beija-Flor, Gil, entre outras pessoas, como profissionais da Imprensa de Campinas.

“Vista-se” é uma marca utilizada nas peças de promoção ao uso do preservativo produzidas e que começou ser usada pelo Ministério da Saúde e seus parceiros em 2005. Organizações Não-Governamentais, empresas da iniciativa privada e outras instituições governamentais podem aplicar a marca em seus materiais de prevenção.

As pessoas que desejam saber mais sobre DSTs e aids, ou que desejam fazer testes de HIV DST, em Campinas, devem procurar o Centro de Saúde mais próximo ou os dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) disponíveis na cidade. O CTA Centro, conhecido como Coas/CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, fica na rua Regente Feijó, número 637 e o telefone é o (19) 3236 – 3711. O endereço é Rua Regente Feijó, 637, Centro.

O CTA Ouro Verde, fica junto ao Complexo Hospitalar Ouro Verde, próximo ao Terminal Ouro Verde de Ônibus. O endereço é avenida Rui Rodrigues, 3434, funciona somente às segundas-feiras, das 13h às 17h e o telefone é o (19) 3226 – 7475. O teste de HIV e outras DSTs, no Sistema Único de Saúde (SUS) é gratuito e sigiloso. O resultado somente a pessoa que fez o teste fica sabendo. Além disso o teste pode ser anônimo.

Desde o início da epidemia de aids, nos anos 80, a cidade registrou cerca de cinco mil casos de aids. O Programa DST/Aids de Campinas informa que não existem “grupos de risco” para a aids, o que significa que todas a população é vulnerável ao HIV e outras DSTs. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que Campinas tem pelo menos duas mil pessoas vivendo com HIV e que não sabe que têm o vírus da aids.