‘Respire São Paulo’ leva orientações sobre doenças respiratórias ao Largo do Rosário

04/06/2008

Autor: Denize Assis

O Largo do Rosário, no Centro da cidade, vai abrigar nesta quarta-feira, dia 4 de junho, das 8h às 16h, a campanha ‘Respire São Paulo’. Promovida pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), a campanha acontece nas ruas de várias cidades do estado de São Paulo hoje e amanhã e, em Campinas, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

O intuito é divulgar, informar e mobilizar a comunidade sobre as doenças respiratórias e seus tratamentos e formas de prevenção, possibilitar o diagnóstico entre a população circulante e valorizar o papel do pneumologista e da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia. A previsão é de pelo menos 720 atendimentos.

A iniciativa faz parte das comemorações da 1ª Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre as Doenças Respiratórias que, a partir de 2008, ocorrerá anualmente, sempre no início de junho, conforme determina a recém-promulgada Lei nº 12.749. A data também coincide com Dia do Pneumologista, 2 de junho.

Entre as atividades, serão distribuídos folhetos educativos sobre as doenças respiratórias. Também vai ser aplicado um questionário acerca dos sintomas e realizado um exame de triagem para função pulmonar (um pico de fluxo digitalizado). Médicos e fisioterapeutas vão oferecer orientação. Casos com suspeita de alterações pulmonares serão aconselhados a procurar um especialista.

Ainda entre as atividades da 1ª Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre as Doenças Respiratórias, na quinta-feira, dia 5 de junho, a partir das 14h, no auditório da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, na rua Delfino Cintra, será promovida palestra voltada para a comunidade para educação em doenças respiratórias e tabagismo. A participação é gratuita.

Como no restante do Brasil, em Campinas as doenças respiratórias compõem um importante problema de saúde pública constando como uma das principais causas de internação e entre as primeiras causas de morte.

Volta ao índice de notícias