Vacinação Infantil atinge 84,3% em Campinas e prossegue até 20 de junho

17/06/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas informou às 11h30 desta segunda-feira, 16 de junho, que 58.012 crianças menores de cinco anos foram vacinadas na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil de 2008, realizada no sábado, dia 16 de junho. Esse dado representa uma cobertura de 84,3% da população nesta faixa etária.

A meta era vacinar 95% das crianças com até cinco anos. Por isso, a Campanha prossegue até sexta-feira, dia 20. A prorrogação foi recomendada pelo Ministério da Saúde e reforçada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas (GVE XVII) para todos os municípios que não conseguiram atingir a meta. Na Região Metropolitana de Campinas, a maioria dos municípios prorrogou a vacinação.

Segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), os números alcançados por Campinas este ano ficaram acima do balanço do mesmo período da primeira etapa da campanha de 2007, quando a cobertura foi de 82,17%, e de 2006, quando 78,85% foram vacinados no sábado.

De acordo com técnicos da Covisa, os dados são positivos. “Embora não tenhamos atingido a meta, vacinamos mais que nos anos anteriores, o que demonstra que o município tem trabalhado no caminho correto em busca de estratégias que aumentem a adesão da população à campanha. Estamos com a expectativa de alcançar a meta”, afirma a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Covisa.

Portanto, informa Brigina, até dia 20, os pais ou responsáveis devem levar as crianças menores de cinco anos que ainda não receberam a vacina ao Centro de Saúde mais próximo no horário de funcionamento da unidade. A vacina é um direito e mesmo aqueles que já tomaram várias doses anteriormente devem ser vacinados. Na oportunidade, a criança pode receber também doses de outras vacinas que estiveram em atraso. Para isto, é necessário levar o cartão da criança. A dose contra a pólio será aplicada mesmo sem o cartão.

A segunda fase da Campanha de Vacinação Infantil acontece em 9 de agosto.

Pólio no mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o panorama atual da doença aponta um total de 1.313 casos em 13 países no ano de 2007. São quatro países considerados pólio-endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Além desses, outros nove países tiveram casos confirmados de poliomielite importados: Angola, Camarões, Chad, República Democrática do Congo, Sudão, Myanmar, Niger, Somália e Nepal.

Em 2008, até 3 de junho, foram confirmados 522 casos de poliomielite no mundo, representando um aumento significativo quando comparado ao mesmo período de 2007 com registro de 190 casos.

“Os dados, mais uma vez, comprovam que poliomielite ainda persiste no mundo, o que mantém elevado o risco de reintrodução do vírus selvagem em países que já não registram mais casos. Isto reforça que é preciso manter a estratégia que garantiu ao Brasil a erradicação da pólio, que inclui as campanhas em massa realizadas em duas etapas todos os anos. A ação, que é uma das mais importantes de saúde pública, não só mantém o país livre da paralisia infantil, como também integra uma rede mundial em busca da eliminação desta doença”, diz o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

A vacina contra a poliomielite é considerada pela OMS como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo.

Volta ao índice de notícias