Pólio: Vacinação já atingiu 88% e prossegue até dia 27 de junho

20/06/2008

Autor: Denize Assis

Balanço divulgado nesta quinta-feira, dia 19 de junho, pela Secretaria Municipal de Saúde indica que 88,4% das crianças campineiras menores de cinco anos foram vacinadas, até ontem (quarta-feira, 18), contra a paralisia infantil. É uma média municipal, mas há locais da cidade que ficaram abaixo desse percentual. A Campanha de Vacinação Infantil teve início dia 14. A meta é atingir 95% das 68.797 pessoas nesta faixa etária na cidade.

Portanto, segundo a Secretaria de Saúde, a vacina contra a paralisia infantil ainda pode ser encontrada em qualquer Centro de Saúde de Campinas e todas as crianças menores de cinco anos que ainda não tomaram as gotinhas devem ser vacinadas o quanto antes. O prazo para a vacinação termina na sexta-feira da semana que vem, dia 27 de junho.

O último caso de pólio em Campinas foi registrado no início da década 1980. No Brasil, em 1989, mas o vírus ainda circula pelo mundo. “Existem países com surto de poliomielite, principalmente na África, e nós temos a possibilidade grande de crianças não protegidas pela vacina, ao entrar em contato com algumas dessas pessoas contaminadas, serem infectadas e ocorrer a reintrodução da pólio no Brasil”, afirma a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Ana Clara, de 1 ano e 9 meses, tomou as gotinhas. A mãe não perde uma campanha de vacinação. “Tem que prevenir, no dia-a-dia e nas campanhas. A saúde dela em primeiro lugar”, disse a mãe Laura Fernandes Rodrigues, moradora do Parque Valença, região noroeste de Campinas. Ela levou a filha para vacinar no sábado, 1º dia da campanha, no posto de vacinas do PS Campo Grande.

Laura disse conhecer pessoas mais velhas que tiveram paralisia infantil. “É uma doença séria. A pessoa fica com seqüelas, quando não morre. Eu vacino meus filhos. Criança com saúde é tudo, corre, brinca, anda”.

Pólio no mundo. Segundo dados da OMS, o panorama atual da doença aponta um total de 1.313 casos em 13 países no ano de 2007. São quatro países considerados pólio-endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Além desses, outros nove países tiveram casos confirmados de poliomielite importados: Angola, Camarões, Chad, República Democrática do Congo, Sudão, Myanmar, Niger, Somália e Nepal.

Em 2008, até 3 de junho, foram confirmados 522 casos de poliomielite no mundo, representando um aumento significativo quando comparado ao mesmo período de 2007 com registro de 190 casos.

A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo.