Saúde traz ícones do cinema à Parada LGBT de Campinas

20/06/2008

Autor: Eli Fernandes

“Bloco” de trabalhadores, usuários e parceiros de serviços públicos de saúde inova e traz às ruas ícones da sétima arte

Cinema será o tema do “bloco” formado por trabalhadores e parceiros do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) de Campinas na 8ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de Campinas, dia 29, a partir de 15h. Trabalhadores de outras unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas também devem participar.

Além de distribuir camisinhas, material educativo e informativo sobre como evitar a transmissão do HIV e doenças sexualmente transmissíveis, como em anos anteriores, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, usuários dos serviços públicos e demais parceiros, vão às ruas de Campinas fantasiados com ícones do cinema mundial, sejam personagens ou os próprios artistas.

Os participantes do bloco trarão mensagens, em suas fantasias, que fazem referência ao tema central da Parada deste ano: “Homofobia mata”. A previsão dos organizadores do evento é de pelo menos 60 mil pessoas na Parada 2008. Cerca de 10 carros de som devem ser utilizados durante o ato. A realização é do Fórum Municipal LGBT de Campinas, com apoio da Prefeitura através das secretarias de Cultura, de Assistência e da Saúde.

A coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas, Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario, explica que, apesar de o maior crescimento da epidemia de aids ser entre heterossexuais, as atividades de incentivo à prevenção junto à população de LGBT devem ser mantidas. “Somos todos vulneráveis”, disse a coordenadora. Segundo ela, não existem “grupos de risco” para aids. “O Programa DST/Aids de Campinas participa de manifestações populares para promover a educação em saúde”, disse.