Prefeitura entrega para a população, neste sábado, CS Aurélia reforma e ampliado

23/06/2008

Autor: Denize Assis

Novas instalações vão beneficiar 40 mil pessoas, sendo 5,7 mil idosos. Investimento foi de R$ 1 milhão

A Prefeitura de Campinas entrega para a população neste sábado, dia 21 de junho, as novas instalações do Centro de Saúde do Jardim Aurélia, na região norte de Campinas. O investimento na unidade, que dobrou de tamanho e passou de 480 metros quadrados para 900 metros quadrados, foi de aproximadamente R$ 1 milhão.

A reforma atende a reivindicação antiga da população, servidores e gestores municipais e vai ampliar e qualificar a assistência à saúde a uma população de 40 mil pessoas de 14 bairros da região norte, sendo 5,7 mil pessoas idosas – é uma das populações com mais idosos em Campinas.

Entre as mudanças ocorridas, a unidade passou a ter mais um banheiro para portadores de deficiência, quatro banheiros para usuários, fraldário e uma sala para terapia ocupacional. A sala de reuniões e a recepção foram ampliadas e a unidade ainda passou a oferecer melhores acomodações para funcionários.

Também foi construída sala para expurgo (desinfecção), esterilização, sala de urgência e observação, três consultórios para ginecologia e obstetrícia, oito consultórios médicos para clínica e pediatria, uma sala específica para farmácia e almoxarifado. Ainda foram construídos mais três consultórios de odontologia com aparelhos de Raio X, um deles para endodontia (tratamento de canal). A unidade ainda reservou um espaço para a horta terapêutica, com plantas medicinais.

As reformas foram feitas pensando muito na população idosa. O ambiente ficou amplo e claro e atende às diretrizes da humanização. O Centro de Saúde é todo plano, com rampa de acesso.

Saiba mais. O Centro de Saúde Aurélia conta com quatro equipes de saúde da família e atende, por dia, 1 mil pessoas, entre aquelas que buscam farmácia, consultas e acolhimento. A unidade conta com Conselho de Saúde atuante, que teve muito empenho na reforma. Também tem um Centro de Convivência, mantido em parceria com uma Organização Não-Governamental.

O Centro de Saúde Aurélia fica na avenida Licína Teixeira de Souza Rodrigues, na Vila Proust Souza. Atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 13h. Os telefones são 3243-5182 e 3213-7822.