Obras de reforma e ampliação do CS Florence Foram entregues nesta segunda-feira, 23 de junho

24/06/2008

Autor: Denize Assis

O Prefeito dr. Hélio de Oliveira de Santos e o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, entregaram para a população nesta segunda-feira, 23 de junho, as novas instalações do Centro de Saúde (CS) Florence, responsável por uma população de 27,5 mil moradores de 12 bairros, três favelas e cinco ocupações da região noroeste da cidade. O investimento na unidade, que recebe uma média de 600 pacientes por dia, foi de R$ 684 mil.

“Com a reforma, ampliamos de 750 metros para 1,1 mil metros quadrados. A unidade ficou bonita e grande. Tivemos cuidado inclusive para escolher as novas cores. Tudo pensando na humanização. E o mais importante: mais do que consultórios e espaço ampliado, tudo foi planejado com o objetivo de proporcionar maior conforto aos pacientes e condições adequadas de trabalho para a equipe”, disse a médica Maria Aparecida de Fátima, coordenadora do CS Florence, na cerimônia de entrega das obras.

O secretário de Saúde disse, no evento, que a obra integra o conjunto de trabalhos para a recuperação da infra-estrutura da rede de Saúde que, na região noroeste, inclui também as reformas dos CSs Ipaussurama, Valença e Integração, a mudança do Satélite Íris para uma casa mais adequada e a inauguração do Pronto-Socorro do Campo Grande, que ocorre na próxima quarta-feira, dia 25.

“Atualmente, a noroeste conta com uma atenção à saúde ampliada, qualificada e humanizada. Cada morador dispõe, nesta região, sem precisar se deslocar, de atendimento médico na sua integralidade, desde a atenção básica até especialidades, urgência e emergência e, agora, atendimento mais complexo no Hospital Ouro Verde. Agradeço a todos pelos esforços. Ao prefeito, às equipe de saúde e à comunidade pela compreensão durante a obra”, afirmou.

Para o prefeito dr. Hélio, a reforma do Florence proporciona conforto e condições adequadas de trabalho para que a equipe possa atender com qualidade, de forma humanizada, com carinho e resolutividade.

“Este é o nosso objetivo. O prédio tem que ser bonito, equipado. Mas é fundamental mudar o atendimento, é fundamental prestar assistência a cada cidadão como se tivéssemos atendendo alguém da nossa família, com ‘Q’ de qualidade”, disse.

Dr. Hélio deu ênfase também à entrega do PS do Campo Grande. “Trata-se de um PS com arquitetura pujante, planejado por um dos maiores arquitetos do País, o João Filgueiras, o Lelé, e que vai garantir maior acesso, com qualidade”, disse. Ressaltou também a importância do controle social: “Na busca por um SUS de qualidade, a participação e a cobrança da sociedade são fundamentais. Parabéns às equipes do CS Florence e do secretário de Saúde. Parabéns à população”, afirmou.

O que mudou. As obras do CS Florence incluíram construção da farmácia e almoxarifado; sala de vacinas; duas salas de reunião; quatro consultórios; dois consultórios de ginecologia e obstetrícia com banheiro; sala para os agentes comunitários de saúde; uma sala de reunião para saúde mental e odontologia - com pias para trabalhar com escovação; dois banheiros para pacientes; quatro consultórios odontológicos para especialidades (para pacientes especiais, diagnóstico, periodontia e endodontia); sala de espera ampla com televisão; e sala de descanso para funcionários.

Na parte que já estava construída (parte antiga), foi feita adequação das salas de observação, de urgência, de procedimentos e das cinco salas para atendimento da enfermagem com acolhimento. Também foram ampliadas as duas salas de ginecologistas e a recepção – que ganhou sala de arquivo. As duas salas de odontologia também foram adequadas. No total, a unidade passou a contar com 11 cadeiras de odontologia. Também foi feita ampliação da cozinha e reorganizada a parte de estacionamento.

“Moro aqui há muitos anos, no Jardim Florence 1. Vi começar este centro de saúde, que era em outra casa. Gostei muito mesmo desta reforma. Ficou bonito, grande. Quanto ao atendimento, não tenho dúvidas, sempre foi bom e vai continuar”, disse Geni Florence da Silva, de 63 anos. Ela tem pressão alta e faz acompanhamento, junto com o marido que também é hipertenso, no CS Florence. “Os remédios também pegamos aqui na farmácia”, disse.

O CS Florence fica avenida Nelson Ferreira de Souza, 292, no Jardim Florence II. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 19h. Os telefones da unidade são 3261-2462 e 3261-5858 e 3221-4747 (farmácia).