Campinas participa do Congresso de Prevenção à Aids

24/06/2008

Autor: Eli Fernandes

Objetivo é compartilhar conhecimentos para resposta à epidemia em evento nacional que é realizado nesta semana pelo Ministério da Saúde em SC

Conforme deliberação do Plano de Ações e Metas (PAM) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde da Prefeitura, Campinas participa do Sétimo Congresso Brasileiro de Prevenção das DSTs e Aids, nesta semana (25 a 28 de junho de 2008), em Florianópolis, Santa Catarina, realizado pelo Ministério da Saúde.

O tema escolhido para orientar o debate desta sétima edição, “Município-mundo”, tem o objetivo de explorar as diversas dimensões e abordagens entre o global e o local na formulação de respostas ao enfrentamento da epidemia de aids e outras DST. A participação da equipe da Secretaria de Saúde de Campinas tem como objetivo compartilhar a resposta do município à epidemia de aids e DSTs, bem como conhecer diferentes estratégias de controle para essas doenças.

A participação em eventos de relevância para a área tem sido solicitada nos últimos anos através do Plano de Ações e Metas do Programa DST/Aids, fórum com ampla participação do SUS-Campinas e parceiros. Para saber mais sobre o evento a população deve acompanhar os informes do Programa Municipal de DST/Aids no Portal da Saúde de Campinas ou acessar o site do Programa Nacional de DST/Aids: www.aids.gov.br ou o endereço: http://sistemas.aids.gov.br/congressoprevencao/2008/index.php?option=com_frontpage ou clicar neste link: Congresso de Prevenção.

O Programa Municipal de DST/Aids de Campinas participa deste evento na condição de referência nacional. A qualidade da resposta de Campinas à epidemia de aids pode ser conferida conforme sua participação na nova proposta de estruturação do programa de controle à aids em Moçambique, localizado à África Subsaariana, historicamente uma das regiões de maior impacto da pandemia. Outros países, como Peru e Nicarágua, enviaram equipes para Campinas com objetivo de conhecer o trabalho de qualidade desenvolvido no município.

Campinas registrou cerca de cinco mil casos de aids desde o início da epidemia, nos anos 80. A epidemia, na cidade, encontra-se atualmente sob controle com tendência de declínio. Em 2003 foram registrados 325 casos da síndrome. No seguinte foram notificados 293, total que caiu para 279 casos em 2005 e ficou menor ainda, 246 casos em 2006.

Tudo sobre aids e HIV

As pessoas que desejam saber mais sobre DSTs e aids, ou que desejam fazer testes de HIV e de outras DSTs, em Campinas, devem procurar o Centro de Saúde mais próximo ou os dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) disponíveis na cidade. O CTA Centro, conhecido como “Coas/CTA” funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, fica na rua Regente Feijó, número 637 e o telefone é o (19) 3236 – 3711.

O CTA Ouro Verde, fica junto ao Complexo Hospitalar Ouro Verde, próximo ao Terminal Ouro Verde de Ônibus. O endereço é avenida Rui Rodrigues, 3434, funciona somente às segundas-feiras, das 13h às 17h e o telefone é o (19) 3226 – 7475. O teste de HIV e outras DSTs, no Sistema Único de Saúde (SUS), é gratuito e sigiloso. O resultado somente a pessoa que fez o teste fica sabendo. Além disso, o teste pode ser anônimo.

Desde o início da epidemia de aids, nos anos 80, a cidade registrou cerca de cinco mil casos de aids. O Programa DST/Aids de Campinas informa que não existem “grupos de risco” para a aids, o que significa que toda a população é vulnerável ao HIV e outras DSTs. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que Campinas tem pelo menos duas mil pessoas vivendo com HIV e que não sabe que têm o vírus da aids.