Região da Vila Padre Anchieta recebeu nesta sexta-feira, 27, Centro de Saúde ampliado e reformado

27/06/2008

Autor: Denize Assis

A população da Vila Padre Anchieta e de bairros nas imediações, na região norte de Campinas, recebeu nesta sexta-feira, dia 27 de junho, as novas instalações do Centro de Saúde dr. Paulo Mangabeira Albernaz, conhecido como CS da Vila Padre Anchieta.

Localizada na avenida Papa João Paulo II, s/n, a unidade foi reformada e ampliada para garantir maior acesso e melhorar a qualidade na assistência aos 40 mil cidadãos daquela comunidade, sendo que 97% deles são assistidos, de alguma forma, pelo sistema público de saúde. As novas instalações também vão proporcionar melhores condições de trabalho à equipe de saúde, constituída por 90 servidores. O investimento na obra foi de R$ 600 mil.

A entrega das novas instalações foi marcada por cerimônia com presença do prefeito dr. Hélio de Oliveira Santos e do secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva. Eles estavam acompanhados de outros secretários municipais, gestores e servidores da Saúde, representantes da população e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A unidade foi ampliada para 755 metros quadrados. A reforma incluiu a ampliação do número de consultórios, da recepção, construção de mais sanitários, ampliação da área de funcionários, da farmácia e do almoxarifado. Com a obra, além dos benefícios para a comunidade, os servidores vão ter melhores condições de trabalho”, disse a médica Fernanda Reinaldo, coordenadora do CS.

Segundo Fernanda, em 2005, a área de cobertura do CS foi ampliada com a chegada do CDHU F, com 6 mil moradores. “A ampliação também contempla esta demanda, já que foi necessário garantir acomodação para mais uma equipe de saúde da família que, até então, vinha trabalhando e atendendo esta população em uma casa alugada próxima ao CDHU. Assim, conseguimos trazer a equipe para dentro da unidade com melhores condições de trabalho e mais conforto para os usuários”, disse a coordenadora.

O CS Vila Padre Anchieta conta com quatro equipes de Saúde da Família. Funciona das 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira. Aos sábados, a farmácia funciona das 7h às 13h, sendo que neste dia abre somente a farmácia.

Na área de saúde bucal, existem 4 equipos odontológicos com 5 dentistas de 36 horas, além de Auxiliares de Consultório Dentário e Técnico de Higiene Dental.

“Ampliamos e reformamos esta unidade e vamos garantir, com esta equipe técnica importante, acolhimento e recepção a todos os cidadãos, com qualidade e humanização. Um prédio bonito e grande de nada adianta se não houver pessoal capacitado que faça diagnóstico correto e que preste bom atendimento à saúde. Nesse processo, a participação e a cobrança da sociedade, por meio do Conselho de Saúde, são fundamentais”, disse o prefeito.

Dr. Hélio aproveitou a oportunidade da entrega para visitar o Pronto-Socorro Padre Anchieta, que fica numa área contígua ao CS. Ele anunciou, após a visita, que tem projeto de ampliar o Pronto-Socorro, num trabalho conjunto com Sumaré e Hortolândia.

“Estamos numa região onde os limites geográficos entre Campinas, Sumaré e Hortolândia se confundem. Isto gerou uma demanda de atendimento de aproximadamente 30% de moradores destas duas cidades. Por isso, temos que pensar aqui num atendimento de urgência para os três municípios. Dentro deste espírito, vamos reunir os prefeitos para elaborar um projeto ampliado que devemos apresentar ao Ministério da Saúde, para aprovação e garantia de financiamento”, afirmou o secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva.

O secretário lembrou a importância do CS reformado e ampliado. “A melhoria na infra-estrutura garante maior acesso, com qualidade e melhores condições de trabalho”, reforçou.