PS do Campo Grande é inaugurado e amplia atendimento às urgências na região noroeste

27/06/2008

Autor: Denize Assis

O prefeito dr. Hélio de Oliveira Santos e o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, inauguram na tarde desta quarta-feira, dia 25 de junho de 2008, o Pronto-Socorro (PS) do Campo Grande, chamado ‘Professor Sérgio Arouca’. A unidade é uma reivindicação antiga dos gestores municipais, servidores da saúde e da população das regiões Sudoeste e Noroeste de Campinas que, há duas décadas, defendem a construção de um serviço público de urgência no local. A cerimônia de inauguração, às 16h, contou com presença de centenas de pessoas.

Inicialmente, foram investidos R$ 5,2 milhões, sendo R$ 2,5 mi do Ministério da Saúde e R$ 2,7 mi de contrapartida da Prefeitura de Campinas. No total, a obra possui 2,34 mil metros quadrados.

“É um prazer pra quem está na coordenação receber este pronto-socorro que vai melhorar significativamente o atendimento emergencial aos milhares habitantes desta região. Nossa meta agora é contratualizar uma nova forma de trabalhar a urgência à saúde no nosso município, para avançar na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Logo, logo teremos também aqui os centros de saúde Rossin e Santa Rosa”, disse o médico sanitarista Rubem Fialho Júnior, coordenador do Distrito de Saúde Noroeste, durante a cerimônia de inauguração.

Segundo Rubem, o mais importante é que todo este processo está sendo construído com a participação da população e de seus representantes. “A população do Campo Grande deve estar feliz. E, nós, gestores cumprimos mais uma etapa em busca da qualidade na assistência à saúde. Parabéns a todos”, afirmou.

O secretário de Saúde disse, no evento, que o PS Sérgio Arouca vai beneficiar diretamente 200 mil habitantes das regiões Noroeste e Sudoeste da cidade que, até então, contavam com uma única referência em urgência e emergência, o Hospital Celso Pierro, da Puc, distante pelo menos 13 quilômetros.

“Trata-se de um pronto-socorro iluminado, amplo, arejado, com teto retrátil, projetado por um dos maiores arquitetos do Brasil, João Filgueiras, o Lelé. É um PS que humaniza, com 20 leitos. Dotado de instalações modernas, ecologicamente corretas, com 100% de acolhimento, com boa qualidade de atendimento e resolutividade, esta unidade vai atuar numa lógica diferenciada, harmônica com os centros de saúde.Gostaria de agradecer a todos, diretores e servidores da Saúde, às outras secretarias, a Sanasa e a IMA, ao controle social e a todos que possibilitaram o início do atendimento neste PS hoje”, disse José Francisco Kerr Saraiva.

De acordo com o secretário, além de contar com toda infra-estrutura de um PS, que atende casos de maior complexidade e dispõe de leitos de observação para adulto, crianças e recém-nascidos, a unidade vai disponibilizar uma sala de atendimento odontológico de urgência prevista para funcionar em tempo integral. Este atendimento deve ser iniciado dentro de um mês, assim que houver uma primeira avaliação da demanda.

“Este não é um simples pronto-socorro, mas o mais bonito PS do Brasil. Construído pelo Lelé, responsável por todos os Hospitais Sara Kubitschek e pelos 500 Cieps do Brizola, trata-se de uma obra de arte. Além de ser um equipamento social bonito, vai atender a população com ‘Q’ de qualidade. Aqui, os profissionais da área de saúde têm que cuidar da cada pessoa, cada idoso, cada criança como se fosse um parente seu. Com acolhimento digno, humanizado, com carinho e afeto”, disse o prefeito dr. Hélio durante a inauguração.

Dr. Hélio lembrou o médico sanitarista Sérgio Arouca, que deu nome ao PS. “Sem o Sérgio Arouca, que saiu daqui de Campinas, da Unicamp, não haveria o SUS”, disse. Por toda a sua produção científica e a liderança conquistada na construção do SUS, Arouca virou uma referência mundial. Além de sua atuação como médico sanitarista, Arouca participou da vida política brasileira e lutou pela redemocratização do país, pelo acesso universal à saúde e pelas reformas de base.

Estrutura. O PS, que começou a funcionar às 19h, conta, inicialmente, com uma equipe de 81 profissionais de saúde, sendo 36 técnicos de enfermagem, 14 enfermeiros, 6 auxiliares de farmácia, 1 farmacêutico, dois administrativos, 12 recepcionistas, três clínicos durante o dia e três à noite, dois pediatras dia e dois noite. A unidade possui ainda Raio X portátil, que passará a funcionar nos próximos dias. A demanda esperada é de 450 pacientes por dia.

São três consultórios para atendimento adulto e três para pediatria, além de um para avaliação de risco adulto e um de avaliação de risco de pediatria. Futuramente, terá consultório de ortopedia.

O PS do Campo Grande será a primeira unidade de Campinas a trabalhar com metas. Isto significa que a equipe vai ser remunerada conforme a produtividade. Trata-se de um projeto piloto. A coordenadora é a dra. Ivanilde Ribeiro, médica pediatra, e o co-gerente o enfermeiro Marcos Aparecido Firmino dos Santos.

O Pronto-Socorro Sérgio Arouca, como todos os serviços de urgência de Campinas, está preparado para atender casos como os de pessoas com quadros agudos de dor no peito, dores de cabeça intensa e súbita, vítmas de atropelamentos, quedas e outros acidentes. Além disso, pacientes com dor abdominal súbita, com ferimentos por arma de fogo, arma branca, fraturas, crises respiratórias, bronquite, hipoglicemia, desmaios, crises convulsivas, queimaduras, hemorragias e outros quadros agudos.