Campanha contra gripe imuniza mais de 80 mil

01/06/2009

Autor: Bruno Sgambato

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou nesta sexta-feira, dia 29 de maio, com 86.135 mil doses aplicadas em Campinas desde o dia 25 de abril. O número de vacinados corresponde a 67,34% da população com idade acima de 60 anos.

Segundo dados da Vigilância em Saúde (VISA), a Campanha deste ano vacinou 7.079 pessoas a mais que o ano passado, quando foram imunizados 79.056 idosos. No primeiro dia de vacinação, 900 profissionais de Saúde aplicaram a dose 225 postos de vacinação, sendo 107 fixos e 118 volantes.

Neste ano, a campanha sofreu três prorrogações encerrando-se na data definida pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira, dia 29 de maio. Durante todo esse período a vacinação foi disponibilizada nos Centros de Saúde, de segunda a sábado, além da vacinação dos acamados que ocorreu na casa dos pacientes.

A vacina foi disponibilizada ainda para os profissionais de Saúde e para a chamada população de risco, os que sofrem de doenças crônicas, cardiovasculares, pulmonares, renais, metabólicas (diabetes mellitus), hepáticas, imunodeprimidos e para as pessoas que convivem intimamente com pacientes descritos nas situações anteriores.

Segundo a coordenadora da Campanha e enfermeira sanitarista da Vigilância em Saúde (VISA), Maria do Carmo Ferreira, a população com idade acima de 60 anos, os profissionais de Saúde e a população de risco ainda pode ter acesso a vacina. “Mesmo com o fim da campanha a vacinação continua nos centros de saúde”, explicou.

Dados

A influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral de acima de 38°C, seguida de dor muscular, dor de garganta e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. Trata-se de uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo da vida.

Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelo menos 31% nas mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.

Volta ao índice de notícias