Secretário de Saúde explica casos confirmados de dengue e influenza A

01/06/2009

Autor: Bruno Sgambato

O secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, afirmou nesta sexta-feira, dia 29 de maio, que tanto os dois casos de dengue hemorrágica quanto o primeiro caso de influenza A, ambos confirmados pela Vigilância em Saúde (VISA) de Campinas nesta semana, estão sob controle.

A informação foi dada pelo secretário durante reunião com a imprensa na manhã desta sexta-feira, dia 29 de maio. A reunião contou com a presença do diretor do Departamento de Saúde, Pedro Humberto Scavariello; da diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), Maria Filomena de Gouveia Vilela; da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Brigina Kemp e da coordenadora do Programa de Dengue de Campinas, Andréa Von Zuben.

“Tivemos tanto com a situação da dengue quanto com a questão da influenza A um diagnóstico precoce que possibilitou o tratamento”, disse o secretário.

Na quarta-feira, dia 27, a secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, confirmou dois casos de dengue hemorrágica autóctone no município. Um na região do Centro de Saúde Paranapanema, cujo portador já está em casa e o outro na região do Centro de Saúde Aeroporto, que apesar de estar internado no Hospital Municipal Dr. Mario Gatti, passa bem.

Para o secretário, a confirmação de casos de dengue hemorrágica era esperada, já que Campinas tem casos de dengue clássica confirmados. “Isso nos leva a intensificar as ações de combate à dengue. Ainda assim, temos uma situação sob controle e um trabalho de diagnóstico precoce que facilita o tratamento e a recuperação do paciente”, disse o secretário.

Para se ter idéia, o índice de letalidade de dengue hemorrágica no ano de 2007 em São Paulo foi de 20% contra 2% em Campinas. No ano de 2008 e agora em 2009, esse índice caiu para 0%.

Dengue em números

Em 2007, Campinas registrou dois óbitos por dengue hemorrágica entre os 29 casos confirmados pela VISA. Em 2008, apenas um caso da doença foi registrado, mas não houve morte. Dos dois casos confirmados nesse ano, o paciente, apesar de continuar internado, passa bem.

Desde o início do ano 139 casos de dengue clássica foram confirmados no município. “Em abril, um surto da doença ocorreu na região do Centro de Saúde Paranapanema, mas já está sob controle. Há um mês Campinas não tem nenhuma área de transmissão, com exceção no Jardim Itatinga, onde foram registrados recentemente três casos de dengue clássica e seis suspeitos, mas as ações no bairro já estão sendo feitas”, informou Andréa.

Com exceção do Itatinga, a ocorrência de casos da doença diminuiu no município desde maio. “Devido às chuvas e ao resfriamento da temperatura, a incidência de casos diminuem, mas isso não significa que a dengue acabou. Por isso, as ações de combate continuam, como é feito com as demais secretarias envolvidas”, afirmou o secretário.

Influenza A (H1N1)

Na final da tarde desta quinta-feira, dia 28 de maio, a VISA confirmou o primeiro caso de influenza A H1N1. Trata-se de um homem, de 29 anos, residente em Vinhedo e que esteve em viagem pelos Estados Unidos.

Desde o final de abril, a VISA tem informado a população por meio da imprensa sobre os casos investigados no município. Oito casos investigados da doença investigados anteriormente pelo Hospital de Clínicas da Unicamp foram descartados.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Brigina Kemp, não há motivos para alarde, mesmo porque a VISA já estava preparada para receber casos confirmados de influenza A. “O paciente já está em quarentena no Hospital de Clínicas da Unicamp para evitar a transmissão e toda a família foi orientada a fazer quarentena domiciliar voluntária”, disse.

De acordo com Maria Filomena, “o município está seguindo as orientações do ministério da Saúde para evitar a transmissão”, explicou. Segundo o secretário, “houve uma linha de atenção por parte de todos os envolvidos (paciente e médicos) que permitiu o diagnóstico precoce. Isso prova que nossos médicos tanto da rede pública quanto da rede privada estão capacitados”, disse Saraiva.