COVISA acompanha casos de influenza A (H1N1)

03/06/2009

Autor: Bruno Sgambato

Em consequência dos dois casos confirmados de influenza A (H1N1), entre a quinta-feira, dia 28 de maio e esta segunda-feira, dia 1 de junho, a Coordenadoria Vigilância em Saúde (COVISA) informa que todos os cuidados estão sendo tomados para evitar uma possível transmissão.

De acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica da COVISA, Brigina Kemp, todos os casos investigados de influenza A pelo Hospital das Clínicas da Unicamp são acompanhados, sejam eles monitorados, suspeitos ou confirmados.

Segundo o médico sanitarista da COVISA, André Ricardo Ribas de Freitas, as medidas tomadas pela vigilância seguem as orientações do Ministério da Saúde. “O paciente é internado em isolamento no hospital permanecendo sob cuidados médicos por cerca dez dias”, explica.

A COVISA informa que todas as pessoas que mantiveram contato direto com esses pacientes, como exemplo os familiares, são orientadas a permanecer em quarentena domiciliar voluntária, ou seja, ficar em casa por dez dias, evitando o contato próximo a outras pessoas, evitar o compartilhamento de objetos pessoais, manter o ambiente ventilado e lavar as mãos freqüentemente após tossir e espirrar.

O primeiro caso de influenza A foi confirmado na quinta-feira, dia 28, após o paciente, residente em Vinhedo, ter voltado dos Estados Unidos com sintomas da doença. O paciente procurou o Hospital Vera Cruz que informou a COVISA. A partir da confirmação do caso, a vigilância começou a buscar as pessoas que tem contato com o paciente e constatou no sábado, dia 30 de maio, que uma mulher apresentava sintomas da doença. A paciente foi encaminhada ao HC da Unicamp com suspeita de ter contraído influenza A, até o caso ser confirmado na tarde desta segunda-feira, 1 de junho.

A paciente, que também reside em Vinhedo, trabalha em uma creche em Campinas. A COVISA em decisão conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde, interrompeu as aulas da unidade nos próximos 10 dias, a partir do dia 2 de junho.

Segundo Brigina, cinco crianças da creche foram encaminhadas através do SAMU-192 para avaliação clínica e epidemiológica no HC da Unicamp. “As crianças e funcionários da creche estão recebendo orientação para ficarem em quarentena domiciliar voluntária. As cinco crianças e seus familiares que residem na mesma casa também estão sendo orientadas a permanecerem em quarentena domiciliar voluntária”, explicou.

Influenza A (H1N1)

Assim como a gripe comum, a influenza A é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e de secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os principais sintomas da doença são febre alta repentina, em geral acima de 38°C, seguida de dores por todo o corpo, garganta, cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Com a sua progressão, os sintomas respiratórios tornam-se mais evidentes e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. Outro fator de extrema importância para se detectar um caso de influenza A é que o paciente tenha viajado para áreas afetadas ou tenha tido contato com pessoas dessas áreas.

Orientações

O Ministério da Saúde orienta a população que for viajar para as áreas afetadas, a utilizar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência e substituí-las sempre que necessário; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável; evitar locais com aglomeração de pessoas; e evitar o contato direto com pessoas doentes; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar tocar olhos, nariz ou boca; lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar histórico de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.

Para quem chegou de viagem das áreas afetadas pela influenza A que apresentarem, até 10 dias após sair dessas áreas, febre alta de maneira repentina (38ºC) e tosse podendo estar acompanhadas de algum dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória, deve procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.

Volta ao índice de notícias