Abraço no Paço marca Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

15/06/2009

Autor: Denize Assis

Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, a Prefeitura de Campinas, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS) promove evento no Salão Vermelho do Paço Municipal na próxima segunda-feira, dia 15, a partir das 8h30.

O ato reúne gestores e técnicos do poder público municipal e representantes da sociedade civil e da igreja que atuam no enfrentamento da violência contra os idosos.

A programação inclui palestras de integrantes da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e de representantes da Prefeitura e um abraço simbólico no Paço Municipal.

A mesa de abertura vai contar com a participação do vice-prefeito Demétrio Vilagra; da secretária da SMCAIS, Darci da Silva; do diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello; e das médicas Jane Márcia de Moura Emídio Dias, coordenadora municipal da Área da Saúde da Pessoa Idosa, e Naoko da Silveira, coordenadora municipal do Núcleo de Violência.

A cor símbolo da data será o roxo. Portanto, a coordenação do evento solicita a todos os participantes que usem alguma peça de roupa ou algum adereço nesta cor.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo International Network for the Prevention of Elder Abuse (Inpea) – uma rede internacional de combate à violência contra idosos – e tem como objetivo sensibilizar a sociedade e as autoridades para o enfrentamento e prevenção desta questão.

Segundo o diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, a violência contra a pessoa idosa trata-se de um sério problema social, desafio que precisa ser enfrentado pelas famílias, sociedade e Estado. “A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e representa um importante problema de saúde pública. A maioria dos casos ocorre em contexto familiar e contra mulheres. Campinas está empenhada na luta pela promoção da paz”, afirma Scavariello.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, o combate à violência é uma prioridade para a Saúde em Campinas, que tem que ter uma atuação para além de atender as vítimas.

“Campinas vem reduzindo a mortalidade por violências, em especial por homicídios. No entanto, os desafios ainda são muitos. Esta discussão tem que ser também da Saúde e intersetorial, envolvendo todos que colaboram na busca por uma sociedade de paz, pela melhoria da qualidade de vida da população. Este é o objetivo do encontro de segunda-feira: discutir com todos que atuam na rede contra a violência ao idoso e avançar na implementação de políticas de prevenção, além de chamar a atenção da comunidade”, diz o secretário.