Oncologia do HMMG participa de congresso internacional

18/06/2009

Autor: Laura Gonçalves

A psicóloga do Centro de Oncologia do Mário Gatti, Nely Nucci, irá representar o hospital no 11th World Congress of Psycho-Oncology, que será realizado na cidade de Viena, Áustria, de 22 a 26 de junho. Este ano, o congresso internacional irá discutir a importância multidisciplinar na assistência oncológica.

Nely apresentará cinco pôsteres que tratam dos cuidados de pacientes com câncer de boca – projeto do PAIM – Boca; arte terapia como experiência na unidade do cuidado ambulatorial da oncologia; o trabalho dos Cirurgiões da Alegria; trabalhos com sons e música; e os aspectos emocionais das pessoas que cuidam dos pacientes com câncer.

De acordo com a psicóloga, a participação do HMMG em congressos nacionais e internacionais é fundamental para a divulgação do trabalho da Oncologia e, principalmente, para fundamentar o Mário Gatti como hospital de ensino. “Desenvolvemos estudos e pesquisas com estagiários e oportunidades como está são muito enriquecedoras”, garante Nely.

Todos os pacientes que procuram a Oncologia do HMMG são acolhidos por profissionais da psicologia e da assistência social, além de médicos e enfermeiros. “Não tratamos somente a doença. Nosso foco é o paciente como um todo e sua família. Nosso trabalho é baseado na política de humanização da assistência e é isso que vamos mostrar no congresso”, resume Nely, que participa do encontro internacional pela quinta vez.

Volta ao índice de notícias