Campinas pretende vacinar 67,5 mil crianças contra a poliomielite no sábado

18/06/2009

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove no sábado, dia 20 de junho, em parceria com Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, a 1ª Fase da Campanha Nacional de Vacinação Infantil que, este ano, pretende vacinar pelo menos 67,5 mil crianças campineiras menores de cinco anos. A meta corresponde a 95% das 71.143 pessoas nessa faixa etária no município.

Para garantir a realização desta etapa, estarão mobilizados, em todas as regiões de Campinas, mais de 1,3 mil servidores, em 292 postos de vacinação – são 201 fixo e 91 volantes. O transporte será assegurado por 100 automóveis.

Com o slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”, a ação tem o objetivo de manter a erradicação da paralisia infantil no país. A Secretaria Municipal de Saúde solicitou 120 mil doses da pólio para assegurar o sucesso da estratégia. Também vão ser disponibilizadas outras vacinas do calendário nacional de imunização para atualizar as doses que estiverem em atraso.

As campanhas têm por objetivo garantir a manutenção da erradicação da poliomielite no Brasil. “Já são 20 anos sem a doença no País, graças à estratégia que alia as campanhas anuais, vacinação de rotina e vigilância de casos. Por isso, é muito importante que os responsáveis pelos menores de cinco anos levem as crianças aos postos de vacinas”, afirma a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campinas.

Brigina informa que a vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. “Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença, pois funciona como uma barreira para o vírus da pólio que ainda circula em países da África e da Ásia”, reforça.

Volta ao índice de notícias