Mutirão do Coração tem início neste sábado, 29 de junho, em Campinas

29/06/2009

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas vai mobilizar neste sábado, dia 27 de junho, das 9h às 17h, mais de 350 servidores em 63 centros de saúde no primeiro dia do Mutirão do Coração. A estratégia, que marca o Dia Estadual do Coração – em 29 de junho – visa identificar pessoas com potencial de risco para doença cardiovascular.

O Mutirão, promovido em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e a Secretaria de Estado da Saúde, é inédito no País e acontecerá também no município de São Paulo.

A meta é atingir pelo menos 20 mil campineiros a partir dos 12 anos de idade. Para participar basta procurar a unidade de saúde. Quem tiver, deve levar o cartão SUS ou o CPF. Entretanto, a falta de documentação não impede o exame.

A avaliação será feita de forma simplificada por meio da aplicação de um questionário – universalmente aceito – sobre hábitos de vida e da avaliação da pressão arterial, do peso, da altura e da medida da circunferência abdominal. A partir daí, o cidadão será identificado como baixo, médio ou alto risco e, a partir deste risco, ele será orientado a procurar seu médico no local em habitualmente se trata para que este profissional possa fazer a devida avaliação e acompanhamento.

Além disso, o paciente também vai receber uma cartilha com orientação sobre bons hábitos.

A doença cardiovascular representa a maior causa de morte na região e no Brasil. Diariamente, em Campinas e na Região Metropolitana, morrem cerca de 10 pessoas de doença cardiovascular. Isto significa 3 mil mortes por ano. “Não podemos fugir desta responsabilidade de avaliar o risco cardiovascular desta população e através desta avaliação dar os devidos encaminhamentos e tratamento”, afirma o secretário municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva.

Segundo o secretário, se este piloto der certo, a idéia é propor esta metodologia não somente ao Governo de Estado, mas também ao Ministério da Saúde para que possa ser aplicada no restante do País. “Trata-se de uma metodologia barata, simples e que permitirá um resultado que, se efetivo, poderá direcionar políticas de prevenção”, disse.

O secretário informou que equipes de Saúde foram preparadas esta semana para o Mutirão. Médicos, profissionais de enfermagem e agentes comunitários de saúde foram capacitados para abordagem e avaliação de pacientes em relação aos fatores de risco para doença cardiovascular.

O Mutirão do Coração vai até dia 4 de julho em Campinas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 156 da Prefeitura.