Policlínica 3 promove caminhada para marcar Dia Estadual do Coração

30/06/2009

Autor: Denize Assis

Para marcar o Dia Estadual do Coração, celebrado nesta segunda-feira, dia 29 de junho, a Policlínica 3, serviço ambulatorial da Secretaria de Saúde de Campinas, promoveu uma caminhada na Lagoa do Taquaral com pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca e que são acompanhados na unidade.

O objetivo, segundo a enfermeira Valéria Cristina Jodjahn Figueiredo, coordenadora da Policlínica 3, é estimular a prática de exercícios físicos que, quando feita regularmente, reduz em 14% os riscos de um ataque cardíaco.

A caminhada, segundo Valéria, reuniu, além dos pacientes e cuidadores, a equipe multidisciplinar da Policlínica 3, constituída por médico, nutricionista, enfermeiro, assistente social, auxiliar de enfermagem, além da própria coordenadora e de um professor de educação física.

Todos receberam camiseta com o slogan ‘Eu cuido do meu coração, e você?’. Também receberam informações sobre benefícios da atividade física à saúde, dicas para praticar exercícios e sobre estilo de vida e puderam sanar dúvidas.

“A caminhada na Lagoa também foi uma oportunidade para incentivar aqueles que ainda não começaram a prática de exercícios. Além disso, foi um momento de reforçar o vínculo com o paciente e estimular a convivência social já que eles puderam se conhecer e até mesmo trocar experiências”, disse Valéria.

Valéria explica ainda que atividades como a de hoje integram o arsenal de trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde com os pacientes com insuficiência cardíaca. A proposta da Secretaria é que estes pacientes recebam atendimento multidisciplinar, com propostas de grupo, atendimentos de enfermagem e outras práticas complementares. “O objetivo principal é garantir qualidade de vida a estes pacientes”.

A Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é a incapacidade do coração de bombear o sangue para o organismo, habitualmente causada pela falência do músculo cardíaco. Entre suas principais causas estão a hipertensão arterial, o infarto, a doença de chagas e a diabetes. Acomete principalmente idosos, entre 8% e 10% desta população.

Volta ao índice de notícias