Botica da Família fecha para reforma nesta segunda-feira

07/06/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

A partir desta segunda-feira, dia 7 de junho, a Botica da Família, farmácia de manipulação de fitoterápicos da Secretaria de Saúde de Campinas, interromperá suas atividades para obras. A previsão é de que as reformas sejam concluídas em três meses. Serão efetuadas intervenções no teto, piso, bem como colocação de divisórias de acordo com a Resolução 67/2007, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo atendimento das boas práticas de manipulação nas farmácias.

A farmacêutica Marli Ribeiro, coordenadora da Botica da Família, informa que a reforma vai permitir que o estabelecimento passe a contar com uma área exclusiva para manipulação, com um laboratório de controle de qualidade e com uma encapsuladeira capaz de processar 10 mil cápsulas por hora. Segundo a farmacêutica, hoje a Botica consegue processar 360 cápsulas em uma hora e meia. “Esse tempo que permaneceremos fechados será revertido em muitos benefícios para a população, pois poderemos oferecer um serviço mais seguro e com mais qualidade, de acordo com as exigências da Anvisa”, explica Marli.

Fundada em 2004, a Botica da Família vai completar seis anos no próximo mês de setembro. Atualmente, são manipuladas mais de 7 mil fórmulas por mês, em média, para atender a 74 unidades de saúde com medicamentos fitoterápicos. A farmácia trabalha com 13 plantas que compõem 31 formulações farmacêuticas que são dispensadas a mais de 10 mil pessoas que se utilizam da fitoterapia como opção terapêutica no Sistema Único de Saúde de Campinas. Os profissionais de saúde também prescrevem estes medicamentos para uso complementar da alopatia.

A Saúde Integrativa. O Programa Municipal de Saúde Integrativa de Campinas atende a Portaria 971 do Ministério da Saúde que estabelece a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS. Uma das principais medidas desta Política é a “Proposta para Plantas Medicinais e Fitoterapia”, que tem como objetivo ampliar as opções terapêuticas aos usuários do SUS com garantia de acesso a plantas medicinais, medicamentos fitoterápicos e outros serviços relacionados à fitoterapia, sempre voltada à segurança, eficácia, qualidade e integralidade da atenção à saúde de todos os brasileiros.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que 80% da população dos países em desenvolvimento valem-se de práticas tradicionais nos cuidados básicos de saúde. Deste universo, 85% utilizam plantas ou preparados.

Nesse sentido, a OMS recomenda a difusão mundial dos conhecimentos necessários ao uso racional das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. E o Brasil, com sua diversidade genética vegetal estimada em 55 mil espécies catalogadas, possui ampla tradição de uso das plantas medicinais vinculado ao conhecimento tradicional (popular) e transmitido por gerações, além de tecnologia para validar cientificamente este conhecimento.

Volta ao índice de notícias