Saúde amplia sistema de informatização para melhorar atendimento ao cidadão

11/06/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas começou a instalar 500 novos computadores nos centros de saúde do município. A iniciativa integra os investimentos em tecnologia que visam facilitar o trabalho dos servidores da saúde e melhorar o atendimento ao cidadão.

As novas máquinas permitem ampliar a implantação do SIGA-Saúde, um sistema informatizado (software) de apoio à gestão das unidades de saúde; o Cartão Saúde Cidadão, também chamado Cartão SUS, que identifica todos os usuários do Sistema Único de Saúde por meio dos dados pessoais e do prontuário médico; a agenda informatizada das unidades; o acesso ao Sistema SOL para marcar consultas de especialidades; e o sistema de dispensação de medicamentos das farmácias (DIM).

Os computadores foram montados exclusivamente para uso da Secretaria Municipal de Saúde, portanto funcionam somente com os sistemas confeccionados para a Secretaria de Saúde de Campinas. São máquinas leves, pequenas e limitadas na sua capacidade.

“O equipamento está sendo instalado nas recepções e nas farmácias para, entre outros objetivos, atender ao cidadão na marcação de consultas e retirada de medicamentos. Com isto, a Secretaria espera ampliar, gradativamente, de 60% para 100% as agendas online. Também objetiva garantir que todos os cidadãos que utilizam os centros de saúde sejam identificados pelo sistema”, informa Luiz Bierwagen, coordenador da Central de Informação e Informática da Secretaria de Saúde de Campinas.

Luiz informa que as máquinas começaram a ser instaladas há apenas três semanas e já foram furtadas nos centros de saúde São Vicente e Joaquim Egídio. O coordenador informa que os equipamentos são específicos para uso da secretaria e não servem para rodar outros programas ou jogos, nem permitem acesso à internet. “Quem furtou provavelmente vai descartar porque não têm valor comercial”, diz.