Caps Infantil (Cevi) ganha nova sede na Rua Heitor Penteado, no Taquaral

14/06/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Desde o início desta semana o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps Infaltil II) – Cevi funciona em um novo endereço, na rua Heitor Penteado, 202, no Taquaral. A nova sede, um sobrado com 450 metros quadrados de área construída, oferece mais espaço e condições de propiciar ganho terapêutico, tanto para as crianças e adolescentes como para seus familiares. O Cevi atende crianças e adolescentes que necessitam de atenção na área de saúde mental.

A enfermeira Emelice Pereira Prado Bagnola, que atua na coordenação do Cevi, explica que a nova sede agradou tanto os profissionais de saúde como os usuários e seus familiares. “Agora trabalhamos com novas expectativas, inclusive de aproveitar as dependências do Parque Taquaral para programas de passeios e lazer com as crianças e adolescentes”, planeja a enfermeira.

Conforme esclarece Emelice, a unidade tem como proposta oferecer atenção multidisciplinar, com ênfase na construção de projetos terapêuticos singulares que incluam a criança e o adolescente, sua família, a escola, bem como sua unidade de saúde de origem e, quando necessário, equipamentos intersetoriais.

O Cevi foi fundado em 1987 dentro do Centro de Saúde Faria Lima por uma equipe composta por duas psicólogas, uma fonoaudióloga e uma terapeuta ocupacional. Em 1995 ganhou sua primeira sede própria, na Rua Santo Antônio e, em 2000, foi reconhecido como Caps Infantil. No mesmo ano o Cevi mudou-se para a Antônio Lapa, no Cambuí com o objetivo de ampliar o espaço de atendimento e tratamento.

Agora, no sobrado da Heitor Penteado, conta com uma equipe de 24 profissionais e atende uma média de 150 crianças e adolescentes por mês nas regiões norte, noroeste e leste do município de Campinas. A equipe multidisciplinar da unidade conta com fonoaudiólogos, psiquiatra, terapeutas ocupacionais, assistente social, psicólogos, enfermeira, auxiliares de enfermagem, auxiliar administrativo e educadores sociais.

Segundo Emelice, as crianças são encaminhadas para o Cevi após avaliação das equipes de referência dos centros de saúde. Ela orienta que as equipes de saúde da família devem, preferencialmente, conhecer os casos antes do encaminhamento, o que facilita a inclusão das famílias nos outros recursos disponíveis na comunidade.

A coordenadora lembra que o Caps Infantil - Cevi também participa do matriciamento indicado pelos apoiadores da área de saúde mental e infantil. Além do atendimento, a unidade ainda serve de campo de estágio supervisionado para alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) e para residentes do Serviço de Saúde Cândido Ferreira.

Volta ao índice de notícias