Grupo de Trabalho LGBT discute Propostas para o Plano Municipal

17/06/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

O Grupo de Trabalho Saúde LGBT, criado para construir um Plano Municipal de Saúde para a população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais reuniu-se nesta quarta-feira, 16, na sala do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para apresentação de propostas para o Plano Municipal de Saúde LGBT. A criação desse plano foi aprovada pelo CMS em fevereiro de 2010 e conta com a participação de dois conselheiros usuários, um trabalhador e um gestor.

A reunião desta quarta-feira contou com a presença de Maristela M. Mattos, que representou a doutora Jane Mércia Emídio Dias, coordenadora da Área da Saúde do Adulto da Secretaria Municipal de Saúde Campinas, da psicóloga Bárbara Delcanale Meneses, do Centro de Referência LGBT, de Anderson Moreira, do Centro de Referência LGBT, de Heloisa Rossani, do CTA Ouro Verde, de Ivonilde Vitorino, pelo CMS, além de Deco Ribeiro, coordenador do Grupo de Trabalho.

Deco Ribeiro explica que a “Política Nacional de Saúde Integral LGBT” foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em novembro de 2009 e, entre outras diretrizes, prevê que os municípios criem seus próprios planos. “Nossa proposta, entre outras - explica Deco Ribeiro - prevê a humanização do atendimento em saúde em Campinas e um trabalho de conscientização que diminua o preconceito contra o público LGBT, inclusive nas unidades de saúde do SUS”.

O coordenador do GT esclarece que a “Política Nacional de Saúde Integral LGBT” orienta a inclusão da temática orientação sexual e identidade de gênero de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais nos processos de educação permanente para os trabalhadores da saúde, para conselheiros e lideranças sociais voltados ao controle social, além da implementação e do fortalecimento do processo de monitoramento e avaliação das ações pertinentes ao acesso, à qualidade da atenção e o combate à discriminação, em todos os níveis de gestão do SUS.

A próxima reunião do GT está marcada para o próximo dia 8 de julho, às 16h, na Sala do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Leia nosso blog

www.cmsaudecampinas.wordpress.com