DST/Aids promove Festa Junina nesta sexta para usuários, amigos, familiares e funcionários

24/06/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Nesta sexta-feira, dia 25 de junho, a partir das 18h, na sede do Centro de Referência em DST/Aids, na rua Regente Feijó, centro da cidade, acontece a Festa Junina da entidade, que terá a participação do usuários do serviço, familiares, amigos, funcionários da rede SUS e parceiros do Programa Municipal DST/Aids.

O evento se inclui dentro das estratégias de “Prevenção Posithiva” previstas pelo Ministério da Saúde onde se enfatiza o protagonismo das pessoas que vivem com HIV/Aids. “Essa festa – explica a médica infectologista Cláudia Barros Bernardi, coordenadora do Programa Municipal DST/Aids de Campinas – tem a proposta de criar um espaço onde as pessoas, usuários, funcionários e familiares se misturam sem qualquer distinção para comemorar a vida”.

A médica adianta que a festa junina terá todos os ingredientes tradicionais, como música de sanfona, barraquinhas com comidas típicas, correio elegante e até uma quadrilha. “As pessoas que vivem com HIV possuem pouco espaço social onde não precisam se esconder, onde o estigma, o preconceito e a própria doença não são importantes. Nessas ocasiões – ela garante – é que a convivência propicia um clima de solidariedade e as pessoas se aproximam por inteiro, sem nenhum julgamento”.

O Centro de Referência DST/Aids de Campinas é uma unidade pública de saúde onde também são realizadas atividades de prevenção às DST, ao HIV e a à Aids e onde são tratadas as pessoas que vivem com DST, HIV ou Aids. A unidade de referência funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h. Os telefones do Centro de Referência são os seguintes: (19) 3234 – 5000 ou (19) 3236 – 3711.