CS Carvalho de Moura capacita profissionais de salões de beleza

25/06/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Profissionais que trabalham em salões de beleza, como cabeleireiros, manicures, recepcionistas e auxiliares de limpeza, além de tatuadores e instaladores de piercing, participam na manhã desta segunda-feira, 28 de junho, no Centro de Saúde Carvalho de Moura, na Rua Celso Luglio, de atividades educativas referentes a essa área de trabalho.

A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Saúde Coletiva do Centro de Saúde, objetiva orientar acerca das principais doenças presentes na rotina desse ramo de trabalho. Serão repassadas noções básicas de vigilância sanitária para esses estabelecimentos, como descarte e acondicionamento adequados dos materiais com potencial de contaminação. Serão fornecidos certificados de participação.

As aulas serão ministradas pelas enfermeiras do CS Carvalho de Moura, com apresentação de slides e esclarecimentos práticos. O curso inclui, também, aulas exclusivas sobre esterilização de ferramentas e instrumentos.

“Todos os profissionais dessa área estão convidados para participar desse evento, inclusive o cidadão interessado em ingressar nesse ramo. O importante é que as pessoas capacitadas se tornem multiplicadores e repassem as orientações aos seus amigos e outros profissionais dessa área”, esclarece Jorge Luís Marques Fernandes, coordenador do CS Carvalho de Moura.

Jorge Luis lembra que os profissionais que atuam em áreas relacionadas à beleza estão expostos a um grande número de doenças transmissíveis, que podem ser evitadas com o adequado manejo dos instrumentais e equipamentos utilizados. Conforme esclarece, doenças como as hepatites B e C, pediculose, escabiose, micoses (fungos e bactérias) e a Aids podem tanto contaminar os trabalhadores da área, quanto transmitir a doença aos usuários dos salões de beleza.

“Portanto, uma das principais medidas de prevenção das doenças é a capacitação dos profissionais da área. Cuidados e medidas preventivas são importantes para proteger, tanto o profissional de saúde como a população que utiliza esses serviços”, ressalta Jorge Luiz.

Ele adianta que nesse curso será reforçada a importância de que cada usuário tenha o seu próprio KIT de beleza, como lixas, alicates, pente, escova, toalha, esmalte e que esse KIT seja levado para serem usados nos salões de beleza ou pelos profissionais que trabalham nos domicílios.

Volta ao índice de notícias