Saúde distribui milhares de preservativos e realiza dezenas de testes rápidos na parada gay

28/06/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Cerca de 110 mil pessoas, segundo os organizadores, participaram da 10ª Parada de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) realizada neste domingo, 27 de junho, na região central de Campinas. O Centro de Referência em DST/Aids da Secretaria de Saúde de Campinas informou que foram distribuídos 61 mil preservativos e 30 mil bandanas durante o evento que contou ainda com diversos pontos para teste de diagnóstico rápido de HIV.

Cláudia Barros Bernardi, coordenadora do Centro de Referência, informou que, diferente do que ocorre no Carnaval, as camisinhas foram bem recebidas e houve pouco desperdício por parte dos participantes. Para as ações de educação e informação sobre as DST/HIV/Aids, a Secretaria de Saúde contou com cerca de trinta trabalhadores do Centro de Referência, além de dez voluntários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de outras unidades.

“Foi um evento importante que, além do caráter festivo, reforçou a importância da prevenção como fundamental na luta contra as doenças sexualmente transmissíveis”, afirmou Cláudia. Ela explicou, ainda, que o diagnóstico precoce do HIV e das DST’s é de vital importância para que o tratamento tenha maior eficácia e garanta melhor qualidade de vida às pessoas que vivem com HIV/Aids”, complementa a diretora do Centro de Referência.

Volta ao índice de notícias