CMS realiza extraordinária para deliberar sobre convênios com a PUCC e Maternidade

02/06/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), José Paulo Porsani, em nota divulgada nesta quarta-feira, 1º de junho, convoca os conselheiros titulares e, ainda, convida os suplentes e a população em geral para participar da Reunião Extraordinária da entidade que acontece na próxima quarta-feira, 8 de junho. O encontro acontece no Salão Vermelho da Prefeitura, a partir das 18h30.

De acordo com a pauta preparada pelo secretário executivo do CMS, José Carlos Bortotto Junior, nessa plenária será feita a apresentação, discussão e deliberação sobre dois convênios firmados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. O primeiro diz respeito à renovação do convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) e, o segundo, à prorrogação do convênio com a Maternidade de Campinas.

A Maternidade de Campinas para a assistência hospitalar conta com dez leitos de ginecologia, setenta leitos de obstetrícia, dois leitos de UTI adulto, 22 leitos de UTI neonatal, vinte leitos de semi-intensivo, com um total de 124 leitos para realizar 740 internações. A prorrogação do convênio por dez meses com a Maternidade fixa custos mensais de R$ 1.132.790,68, com um total estimado de R$11.327.913,60.

O Hospital Maternidade Celso Pierro (HMCP), da PUCC, dispõe de 199 leitos, divididos em 32 para clínica, 12 para retaguarda, dez para UTI adulto, 48 para cirurgia, mais 8 para hospital/dia, 29 para pediatria, 36 para materno infantil, três para unidade coronariana, cinco para UTI pediátrica, oito para UTI neonatal e oito para semi-intensivo. O convênio com o HMCP, por doze meses, fixa um teto de R$ 6.572.195,63 mensais.

Conferência Municipal

Edison Martins da Silveira, conselheiro do segmento dos gestores, também solicitou o envio de nota aos conselheiros para lembrar que IXª Conferência Municipal de Saúde tem continuidade no próximo sábado, 11 de junho, no Auditório Emílio José Salim, no Campus II da PUC, na Avenida John Boyd Dunlop, no Jardim Ipaussurama.

A IXª Conferência Municipal de Saúde de Campinas foi realizada nos dias 20, 21 e 22 de maio, no Colégio Dom Barreto. No entanto, não houve tempo para a discussão de todas as propostas sugeridas pelos grupos de trabalho. Tampouco foi possível a eleição dos delegados que irão participar das etapas estadual e nacional da Conferência. Edison Martins Silveira acredita que todas essas demandas serão arrematadas no dia 11 de junho, no auditório da PUCC.

Nos três dias de trabalho, não Colégio Dom Barreto, os delegados da IXª Conferência Municipal de Saúde de Campinas concluíram a discussão dos temas Organização da Rede de Assistência à Saúde, Humanização e Qualidade do Cuidado; Gestão e Financiamento do SUS e Vigilância em Saúde e Meio Ambiente. Ficaram para ser discutidos no próximo dia 11 de junho os temas Gestão do trabalho em Saúde e Relações de Trabalho, Saúde e Direitos de Cidadania e, ainda, Controle Social.

Leia matéria no blog do Conselho

www.cmsaudecampinas.wordpress.com