Vacinação contra a raiva será nas regiões Leste e Sul no fim de semana

01/06/2012

Autor: Diego Geraldo

As regiões Leste e Sul de Campinas terão 132 postos de vacinação neste final de semana para a Campanha de Vacinação contra a Raiva em Gatos e Cães. A imunização acontece nos dias 2 e 3 de junho, das 8h às 17h. A campanha começou no final se semana passada e vacinou aproximadamente 48 mil animais (cães e gatos) nas regiões Norte, Noroeste e Sudoeste – o balanço oficial será divulgado na próxima semana – a meta é vacinar 109 mil até o final da campanha.

A Secretaria Municipal de Saúde mobiliza mais de 2.400 servidores que atuam nos postos fixos e volantes de vacinação e em áreas de suporte. Alguns postos vão abrir apenas em meio período, ou de manhã ou à tarde. Para a zona rural, serão disponibilizadas equipes volantes.

Os endereços dos locais de vacinação podem também ser obtidos pelos telefones 156 ou no Centro de Controle de Zoonoses (3245-1219 / 3245-2268).

Os vacinadores são servidores da Prefeitura, já cadastrados para esta função e capacitados - eles têm pré-exposição vacinal, carteira de identificação e registro junto às Vigilância em Saúde (Visa) dos Distritos de Saúde.

Adesão

Os moradores das regiões em que a campanha já passou, ainda podem levar os animais aos postos deste final de semana. O médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Conde Alves Rodrigues, acredita que a adesão, que foi abaixo da esperada no final de semana passado, se deva à época da campanha. “Geralmente a campanha é feita durante os meses de agosto e setembro, mas a Secretaria de Estado da Saúde determinou que fosse em maio neste ano. Além disso, como há dois anos o município não realiza campanha antirrábica, a população pode ter perdido o hábito de levar o seu animal”, explicou Rodrigues.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Brandão, destaca que a vacina é segura. “Este ano, contando outras regiões do Estado onde a mesma vacina foi aplicada, ainda não encontramos casos de complicações em razão da vacina, o que mostra a segurança da imunização. A vacina é a principal razão de controlarmos a doença há décadas na cidade”, disse o secretário.

Rodrigues explica que o vírus rábico ainda circula em Campinas no chamado "ciclo aéreo". Neste ano já ocorreram seis casos de morcegos positivos, todos não hematófagos. Desde 1999 não temos registros de raiva em animais domésticos, e, desde 1981, em humanos”, informa.

Orientações

A manutenção da circulação viral no chamado "ciclo aéreo" (raiva nos morcegos), segundo Rodrigues, mantém o risco da reintrodução da doença em cães e gatos, o que, consequentemente, aumenta o risco de casos em humanos. Por isso, é fundamental manter altas coberturas vacinais nas populações canina e felina.

O veterinário orienta que o proprietário conduza o animal ao posto de vacinação de maneira adequada, com coleira e guia. Animais das raças rotweiller, mastim napolitano, pit bull e raças assemelhadas devem ser levados para vacinação com focinheira, enforcador e guia curta, preferencialmente, por um adulto.

Todos os cães e gatos com idade igual ou superior a três meses devem ser vacinados durante a campanha, mesmo as fêmeas gestantes ou em fase de amamentação e os animais idosos.

“Todos devem receber a dose nesta oportunidade, mesmo os animais imunizados em clínicas particulares, ou que tenham participado de várias campanhas anteriores. A vacina é gratuita e obrigatória. É importante levar a caderneta de vacinas do animal”, diz Rodrigues.

A vacina é segura e não há contraindicações. Como nos anos anteriores, para garantir imunização adequada, não serão fornecidas doses para os munícipes levarem para casa para posterior aplicação. Também não será realizada vacinação nos domicílios.

Segundo a Vigilância em Saúde de Campinas, a vacinação de cães e gatos é a atividade que mais contribui para que a raiva seja controlada nestas espécies e, com ela, promove-se, indiretamente, a proteção da população humana. Por isso, reforça que, além das ações de prevenção e controle desencadeadas pela Secretaria de Saúde, cada cidadão deve fazer sua parte e levar seus animais todos os anos para tomar a dose nas campanhas de vacinação.

O que é a raiva

A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo, portanto, uma zoonose. É causada por um vírus e é mortal, tanto para os homens quanto para os animais. No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas. Mesmo no Estado de São Paulo existem regiões com epizootia (epidemia entre animais), devendo haver, principalmente por parte dos municípios, um desempenho adequado nas atividades de controle da raiva animal.

Modos de transmissão

A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.

No Brasil, o principal animal que transmite a raiva ao homem é o cão. O morcego hematófago é um importante transmissor da raiva, pois pode infectar bovinos, equinos e morcegos de outras espécies. Todos estes animais podem transmitir a raiva para o homem.