Seminário da Saúde marca nova etapa de vacinação contra pólio

01/06/2012

Autor: Amanda Romero

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância (COVISA), promoveu nesta sexta-feira, dia 1º de junho, na Faculdade Anhanguera, seminário que comemorou a entrada de uma nova fase no programa de imunização contra a poliomielite implantada agora em Campinas e em todo país, e pela qual a de campanha imunização ocorrerá em apenas uma etapa.

O seminário foi realizado para preparar os profissionais de saúde para essa mudança. As campanhas contra a poliomielite começaram na década de 1980, ou seja, são realizadas há 30 anos. Segundo Brígina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, não são registrados casos da doença há 20 anos no país, mas como ainda existiam focos da poliomielite no mundo, o Brasil continuou a fazer as campanhas de vacinação.

A campanha com a nova vacina começará em junho. A imunização oral (Sabin) é o vírus da pólio vivo atenuado; a vacina injetável (Salk) é o vírus morto, por isso ela oferece mais segurança e a resposta imune das pessoas é maior com a injetável. "O Brasil já está em condição de paulatinamente deixar a vacina oral. Essa é uma fase de transição; não vamos tirar a vacina oral de uma hora para outra. Tem que haver essa transição em que, aos poucos, não será necessária a vacina oral, apenas a injetável", afirma Brígina.

A partir do segundo semestre a vacina injetável contra a poliomielite entra no calendário de rotina da vacinação das crianças, que aos 2 meses e aos 4 meses de idade serão imunizadas com doses injetáveis (Salk)e aos 6 meses e aos 15 meses com doses orais (Sabin). Outra vacina que entrará no calendário de rotina é a Pentavalente, também injetável, que é uma única vacina que vai imunizar à criança contra cinco doenças (tétano, difteria, coqueluche, Influenza tipo B e hepatite B).

Com a nova campanha serão adotadas também novas formas de divulgação. O personagem Zé Gotinha, mesmo sendo uma imagem figurativa que diz respeito à imunização oral, não será aposentado. Essa imagem tem previsão de, ainda, estampar as campanhas de vacinação contra a doença, por ser a logomarca desse programa. Todas as crianças menores de 5 anos, desde os recém nascidos, deverão ser levadas para os postos de vacinação.

Sônia P. L. Adorno, enfermeira que atua na Secretaria de Saúde há 33 anos com vacinação, foi homenageada durante o evento na faculdade. Ganhou flores das mãos da própria coordenadora Brígina, que ressaltou que aquele gesto era uma homenagem não somente à Sônia, mas também, a todos os profissionais que, desde o inicio, tornaram possível a implantação de uma nova campanha hoje. "Sempre tem a oportunidade de cada um dar um pouco de si para continuar essa caminhada", comentou Sônia após a homenagem.