Campanha de Vacinação contra a Gripe termina dia 8 de junho

07/06/2012

Autor: Maria Finetto

A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Campinas termina nesta sexta-feira, dia 8 de junho. Balanço da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta quarta-feira, dia 6, mostra que 125.549 pessoas foram vacinadas na cidade. O número corresponde a 67,78% das 185.237 que devem ser imunizadas.

Receberam a vacina 88.246 pessoas com mais de 60 anos, 15.297 trabalhadores da Saúde, 15.114 crianças e 6.892 gestantes. A Coordenação da Vigilância em Saúde (Covisa) ressalta que a campanha acaba, mas a vacina continua disponível nos centros de saúde de Campinas. Quem ainda não foi vacinado pode ir qualquer dia da semana na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A meta da campanha de vacinação é chegar a 80% da população. Em termos de Brasil, a meta chegou perto – 78%. No Estado de São Paulo 72,3% receberam a dose e, na capital de 71,58%. A campanha de vacinação no Estado de São Paulo terminou nesta quarta-feira, dia 6. Em Campinas, o prazo se estende até sexta-feira, dia 8, por causa da baixa adesão.

Estão no grupo que deve ser vacinado, o prioritário, formado pessoas com mais de 60 anos, gestantes, crianças que tenham idade entre seis meses a menores de dois anos, indígenas, profissionais de Saúde e doentes crônicos como diabéticos. Neste grupo são maiores os riscos com a doença, pois, ao se infectarem com o vírus da gripe, sofrem com o desenvolvimento de outras infecções mais graves.

A vacina é trivalente, imuniza contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B. A vacinação contra a gripe é segura, eficaz, não transmite o vírus e é um dos meios de proteger esse grupo de risco contra complicações que a doença pode trazer, como pneumonias.

De acordo com o Ministério, a imunização contra a gripe pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações hospitalares por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos que moram em abrigos, a vacina reduz os riscos de pneumonia em cerca de 60%, de hospitalização pela metade e de morte em quase 70%.

Volta ao índice de notícias