Campanha de vacinação contra pólio será neste sábado, dia 16

11/06/2012

Autor: Amanda Romero

A abertura da campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisação infantil) neste ano acontecerá no Centro de Saúde Paranapanema, neste sábado, dia 16 de junho, às 9h30. Os pais devem levar todas as crianças menores que 5 anos para serem imunizadas, inclusive as que já foram vacinadas anteriormente.

A campanha deste mês em Campinas contará com aplicação das vacinas oral (Sabin) apenas. A introdução da vacina injetável ocorre em países que já erradicaram a doença, o Brasil está sendo um deles. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), no entanto, recomenda que os países das Américas continuem utilizando a vacina oral, com vírus atenuado, até a erradicação mundial da poliomielite, pois isso garante uma proteção de grupo, já que o vírus ainda circula em alguns países.

A vacina oral é o vírus vivo atenuado da poliomielite que quando administrado começa a imunizar a criança a partir da mucosa digestiva. Esse ciclo permite a eliminação fecal de vírus não destruídos para ambiente, o que ajuda as populações que ainda estão em processo de erradicar a doença, já que essa disseminação fecal do vírus serve para imunizar outros indivíduos.

Segundo Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica municipal, essa é uma fase de transição muito importante "já que é uma vacina de vírus morto, segura e com uma excelente resposta imunológica", que permitirá a concretização da erradicação do poliovírus.

Outra mudança é que, a partir de agora, a campanha ocorrerá apenas em uma fase: em junho. Apenas a partir do segundo semestre é que a nova vacina injetável (Salk) será aplicada nas crianças, seguindo o novo esquema. Nesse esquema fica definido que a imunização em crianças começa aos 2 meses e aos 4 meses de idade hverá um reforço com doses da vacina injetável e, aos 6 meses e 15 meses, com doses orais (Sabin).

"A associação das duas vacinas vai permitir a continuidade da proteção de grupo e individual", afirma Brigina, que enfatiza a importância de as mães comparecerem aos postos de vacinação durante a campanha deste ano para ser aplicada a dose adicional, já que essa foi uma estratégia acertada no Brasil.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.