Hospital Mário Gatti alerta para importância da doação de sangue

14/06/2012

Autor: Gustavo Bezerra

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta quinta-feira, dia14 de junho, em todo o país, com o tema 'Todo doador de sangue é um herói'. Porta de entrada da maioria das urgências e emergências, o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti é um dos grandes usuários do Banco de Sangues de Campinas.

No local, são realizadas em média quatro cirurgias de urgência e emergência por dia, além das 25 cirurgias eletivas, com pacientes que também podem necessitar de transfusão.

Como o número de emergências é imprevisível, a reserva de sangue pode salvar vidas. Nem sempre um doador é o suficiente para um receptor. "Um adulto pesando cerca de 80 kg que necessite de plaquetas, precisa de oito doadores. Pode ser que ele precise de reposição a cada oito horas, fazendo com que esse número duplique, triplique", explica Martha Dicencia, supervisora do Hemocentro da Unicamp.

Segundo ela, o volume de doadores, e de demanda por sangue, oscila bastante. "Se cair uma gota de chuva, o número de doações cai drasticamente", salienta a supervisora, que alerta para o período mais crítico de doações, justamente os meses de mais baixa temperatura. "Temos duas sazonalidades: alta na demanda de sangue no final do ano, carnaval e feriados, quando cresce o número de acidentes de trânsito, e baixa nas doações nas épocas mais frias e chuvosas do ano", comenta Martha.

O Hospital Mário Gatti é também coletor de doações de sangue: no Ambulatório há um banco de sangue do Hemocentro da Unicamp, que recebe cerca de 50 doações de sangue por dia, de segunda à sexta-feira, das 8h até 14h. Já aos sábados, com doações no mesmo horário, o número aumenta para 85 em função das campanhas realizadas com as comunidades.

Todas as pessoas que recebem transfusão recebem uma carta solicitando a reposição da quantidade de sangue utilizada. Além disso, famílias de internados, mesmo os que não tenham recebido sangue, são convidadas a fazer a doação, seja no ambulatório ou outros locais de arrecadação.

"Eu faço a doação pelo menos duas vezes por ano", declara o servidor público Agenor Bardalho, de 52 anos. Já a cozinheira Elizângela do Santos, de 25 anos, é quase uma iniciante. ''Esta é minha segunda vez aqui doando sangue. O fato de poder ajudar outras pessoas é muito gratificante'', ressalta.

''Para um hospital de alta complexidade como o Mario Gatti, é imprescindível ter sangue à disposição. Como cirurgião, vemos diariamente casos de vidas sendo salvas por esse gesto simples que é doar. Eu, por exemplo, costumo doar sangue a cada três meses'', afirma o presidente do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Salvador Affonso Fernandes Pinheiro.

Quem pode doar?

O interessado em doar sangue precisa atender os seguintes requisitos:

. Ser maior de 18 anos (em caso de menores, com 16 ou 17 anos, precisam estar acompanhadog dos responsáveis)
. Ter 50 quilos ou mais
. Apresentar documento com foto válido em território nacional
. Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
. Não possuir diagnósticos de hepatite, doença de chagas, AIDS, sífilis, gravidez ou ser lactante, e pessoas que tiveram relacionamento casual com parceiro desconhecido, sem o uso de preservativos.

Ministério alerta

O Ministério da Saúde informou em recente estudo que os estoques nos hemocentros de todo ao país tiveram redução acentuada de 25%. Isso em função do período de frio e chuvas nesta época do ano, e da aproximação dos meses de férias. Ainda de acordo com o Ministério, nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, onde a necessidade de doação de sangue é maior, houve uma queda de 40%.

Cerca de 300 mil pessoas doam sangue todos os meses no país, o que representa 1,8% da população. O ministério alerta para a necessidade de reposição de estoque justamente no período do frio.

Serviço:

Doação de Sangue no HMMG
Horário: Das 8h às 14, de segunda-feira à sexta-feira, e das 8h às 14h, aos sábados
Local: Ambulatório do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Avenida Prefeito Faria Lima, 200 - Parque Itália