Campinas terá 271 postos de vacinação contra poliomielite no sábado

15/06/2012

Autor: Amanda Romero e Diego Geraldo

A Campanha de Vacinação contra Poliomielite contará com 271 postos de vacinação em sua abertura, neste sábado, dia 16 de junho. Serão 165 fixos e 106 volantes espalhados pela cidade, que funcionarão das 8h às 17h. Informações podem ser obtidas por meio do Serviço 156 da Prefeitura de Campinas.

A Campanha de estende até o dia 6 de julho nos 63 Centros de Saúde e todas as crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas com as doses orais da vacina (Sabin), inclusive as que já foram vacinadas anteriormente.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Brigina Kemps, enfatiza a importância do comparecimento de todas as crianças. "A Campanha este ano está diferente, será somente uma dose oral. Mais do que nunca é importante não descuidar e levar as crianças aos postos de vacinação", afirmou Brigina.

Cerca de 62 mil crianças podem ser vacinadas no município e a meta da secretaria de Saúde é de atingir 95% deste total. Brigina garante que a vacina oral é segura. Trata-se de um vírus vivo atenuado da poliomielite, que quando administrado começa a imunizar a criança a partir da mucosa digestiva. Este processo garante a imunização da criança e de outras pessoas ao seu redor.

Erradicada

O último caso da doença registrado no Brasil foi em 1989 e no estado de São Paulo em 1988. Mas, em algumas regiões do mundo, ela ainda existe. Entre 2007 e 2012, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três deles ainda são considerados endêmicos: o Afeganistão, a Nigéria e o Paquistão.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.

Injetável

Nos países que já erradicaram a doença, como é o caso do Brasil, a campanha usa somente a vacina injetável, como a que será administrada em agosto. Entretanto, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) recomenda que os países das Américas continuem utilizando a vacina oral até a erradicação mundial da poliomielite, pois isso garante uma proteção de grupo, já que o vírus ainda circula em alguns países.

A vacina injetável será introduzida no calendário de rotina a partir do segundo semestre para crianças a partir de dois meses. "A associação das duas vacinas vai permitir a continuidade da proteção de grupo e individual", afirma Brigina, que enfatiza a importância de as mães comparecerem aos postos de vacinação durante qualquer fase da campanha.