Frio aumenta incidência de doenças respiratórias infantis

18/06/2012

Autor: Gustavo Bezerra

Com a proximidade da chegada do inverno, estação mais fria e seca do ano, nesta semana, 21 de junho, o Pronto Socorro Infantil (PSI) do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti já sente um aumento de queixas relacionadas a problemas respiratórios. Em março de 2012, o PSI fez 7 mil atendimentos, 3 mil a mais do que em fevereiro. As maiores queixas são as doenças respiratórias – como a falta de ar – e a febre.

Além disso, nesta época as pessoas ficam mais tempo próximas e em locais fechados, como shoppings, permitindo que os vírus e bactérias se propaguem com mais facilidade no ambiente.

A médica pediatra Lenita Martins alerta os pais a tomarem medidas preventivas em casa. “Manter a criança bem hidratada e não expô-las ao frio intenso, além de evitar locais fechados e com grandes aglomerações, são ações que podem manter a criança sadia”, afirma.

“Meu filho apresentou febre alta e gripe nos últimos dias. Tentei a medicação caseira, mas não resolveu. Resolvi trazê-lo até aqui porque sei que os profissionais do hospital são bons’’, conta a empregada doméstica Maria Rosa Pires, de 33 anos, que acompanhava o filho Davi da Silva, 4 anos.

No inverno, os idosos as crianças ficam mais vulneráveis às doenças em função do baixo sistema imunológico que possuem.

A maior parte das crianças que passam pelo Pronto Socorro Infantil do Mário Gatti é medicada e volta para a casa no mesmo dia. “Noventa e oito por cento dos casos atendidos no dia são resolvidos e apenas 2% das crianças permanecem internadas no local”, destaca a pediatra.

Previna-se:

- Mesmo a sensação de sede sendo menor no inverno, é importante que as pessoas bebam bastante água para ficar hidratadas.

- Uso de umidificadores ou de bacias cheias de água aumentam a umidade do ar e facilitam a respiração.

- Evitar banhos muito quentes impede que a camada de gordura da pele seja retirada, assim ela não fica seca e diminui a possibilidade de alergias.

- Fazer exercícios físicos aumenta a capacidade respiratória, por isso não pare de se mexer por causa do frio.

- Evite lugares fechados para ficar longe das doenças respiratórias, assim como mantenha suas roupas de cama e roupas pessoais sempre limpas.

Volta ao índice de notícias