Campanha contra polio imuniza 64,12% das crianças no sábado

19/06/2012

Autor: Amanda Romero e Diego Geraldo

No primeiro dia da campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) neste sábado, dia 16 de junho, 43.321 crianças foram imunizadas em Campinas. O total corresponde a 64,12% do universo de 67.559 crianças até 5 anos de idade, que necessitam da vacina para estarem protegidas da doença. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% desta população.

A vacinação continua até o dia 6 de julho em todos os 63 centros de saúde da cicade. Os pais devem levar os filhos que tenham menos de 5 anos de idade para serem imunizados, inclusive as crianças que anteriormente já tomaram a vacina.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Brandão, afirma que é importante as mães não esperem para vacinar, pois esta é a única campanha oral do ano. “É muito importante, para que continuemos entre os países do mundo que já erradicaram a doença, que todas as crianças menores que cinco anos sejam vacinadas durante a campanha”, afirma.

Importância

A diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Maria Filomena de Gouveia Vilela, enfatiza que mesmo as crianças imunizadas anteriormente, ou que estiverem com alguma dose atrasada, devem ser levadas ao centro de saúde, “Os pais devem conversar com os profissionais de saúde para esclarecer qualquer dúvida. É importante que as carteirinhas de vacinação das crianças estejam atualizadas”, acrescentou.

O último caso da doença registrado no Brasil foi em 1989 e, no estado de São Paulo, em 1988. Mas, em algumas regiões do mundo, ela ainda existe. Entre 2007 e 2012, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três deles ainda são considerados endêmicos: o Afeganistão, a Nigéria e o Paquistão.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.

Volta ao índice de notícias