IMA conclui Informatização piloto de centro de Saúde

20/06/2012

Autor: Sérgio Oliveira

Utilizar os mais avançados recursos tecnológicos para melhorar o atendimento à população que é usuária dos serviços do SUS em Campinas é o objetivo do projeto piloto de informatização nos centros de Saúde, concluído recentemente e cujos primeiros resultados serão apresentados pelo prefeito Pedro Serafim nesta quarta-feira, dia 20 de junho, às 14h, no Centro de Saúde Dr. Moisés Liberman (CS Santo Antônio).

O Centro de Saúde Santo Antônio, localizado no Parque Vista Alegre, na região Sudoeste de Campinas, sediou um projeto piloto que buscou transformá-lo em modelo no que diz respeito ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação.

A unidade recebeu obras de infraestrutura, como instalação de rede de dados e elétrica, além de melhoria na conectividade com a Internet. Houve investimentos em equipamentos de informática e treinamento dos profissionais de saúde para utilização das funcionalidades do SIGA, (Sistema Integrado de Gestão de Atendimento), software que está automatizando a gestão e o atendimento na área de Saúde em Campinas.

A experiência foi monitorada com um pesquisa, que buscou avaliar quais das medidas e equipamentos tiveram maior impacto na melhoria do atendimento e dos serviços prestados à população. Desta forma, os resultados serão utilizados para formatar uma política de uso destes recursos em toda a rede de saúde do Município, que conta com 60 unidades descentralizadas.

No evento desta quarta, inclusive, será anunciado um cronograma de expansão do projeto para outras unidades. A implantação do Projeto Piloto de Informatização nos Centros de Saúde de Campinas foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas e a Informática de Municípios Associados S/A, sob coordenação da Secretaria de Chefia de Gabinete do Prefeito Pedro Serafim.