Prefeito entrega nova estrutura do Setor Azul do Mário Gatti

21/06/2012

Autor: Juliana Perrenoud

O prefeito Pedro Serafim, o secretário municipal de Saúde, Fernando Brandão, e o presidente do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG), Salvador Affonso Fernandes Pinheiro, entregaram nesta quarta-feira, dia 20 de junho, a nova estrutura do primeiro atendimento do Setor Azul do hospital. O vereador Dário Saadi também esteve na entrega da reforma do pronto socorro, representando o presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Ferrari.

A obra, no valor de R$ 845 mil, foi financiada pelo Ministério da Saúde. Os 775 m2 do setor estão recebendo adequação dos consultórios, recepção, reforma dos banheiros, climatização, pintura e reforma do piso externo.

Para o prefeito, a reforma do Setor Azul é uma demonstração de respeito e atenção para com os milhares de pacientes que procuram o Mário Gatti e apenas o primeiro investimento de muitos.

“Campinas está ganhando um pronto socorro moderno e adequado para a população e para os funcionários que aqui trabalham. Paulatinamente, vamos recuperar o hospital todo”, assegurou Serafim. Ele também destacou a competência da equipe de profissionais do hospital, "que se desdobram no atendimento e que são os verdadeiros responsáveis pela imagem de confiabilidade e eficiência atribuída ao Mário Gatti".

O secretário de Saúde reafirmou o compromisso desta Administração em recuperar “esse gigante da saúde de Campinas, que se chama Mário Gatti, que sempre foi orgulho da medicina campineira e que, mesmo com a farda esfarrapada, fruto do desmonte que sofreou nos últimos anos por ser preterido na lista de investimentos da Secretaria de Saúde, com o suor de seus bravos funcionários deu suporte à pior crise no setor de urgência e emergência que estamos passando em toda nossa história”, disse o secretário.

A recuperação física e tecnológica do Hospital Mário Gatti, ressaltou Brandão, deverá sempre ser uma prioridade para a cidade de Campinas. “Este cuidado deve ser contínuo e a atual Administração vem investindo para que ela seja cada vez maior", pontuou.

Criatividade

O presidente do Mário Gatti ressaltou não só a importância de um bom atendimento, como também de um local adequado e estruturado. “Quando você está com um problema de saúde, precisa ser bem acolhido, pois pode estar fragilizado física e emocionalmente.

Hoje, o PS do Mário Gatti está adaptado aos parâmetros exigidos pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, com acolhimento, recepção e atendimento de qualidade”, comentou Pinheiro. “Pretendemos, em pouco tempo, ser o melhor hospital cem por cento SUS do Brasil”.

São 14 salas de atendimento, incluindo oito consultórios, ampla sala de medicação com quatro boxes privativos, sala para realização de eletrocardiograma, ampliação do número de banheiros, consultório de retaguarda e sala de isolamento. A climatização também foi substituída e modernizada.

Algumas das paredes internas receberam pastilhas, um revestimento mais duradouro e que exige menos manutenção. “O investimento inicial nesse tipo de material é maior, mas o retorno futuro, por exigir menos manutenção, garante economia”, conta Ivan Azevedo Pessoa, diretor administrativo do Mário Gatti.

A segunda fase da reforma, com entrega de mais quatro salas de atendimento, e adequação da sala de sutura, deve ser finalizada em agosto. “Essa obra representa um grande desafio para nós e para a população, pois não podemos fechar o hospital, e tudo acontece em pleno funcionamento do local. É como trocar a roda do carro com ele em movimento”, compara Pinheiro.

“Os pacientes têm sido muito compreensivos, reconhecendo a necessidade de reformas e o esforço da administração de fazê-la da melhor forma possível”, enfatiza.

O estudante Pedro Henrique, de 27 anos, confirma a melhora no ambiente. “Está bem mais agradável, os banheiros estão mais limpos e a própria estética do lugar melhorou”.

Sara de Souza, de 51 anos, dona de casa, vai além. “Até o atendimento está melhor, mais rápido, além do conforto do local.” Souza também aproveitou para elogiar a equipe médica. “Meu filho teve um acidente de moto recentemente e quebrou o fêmur, mas os médicos ajudaram na rápida recuperação dele.”

Imagens

As paredes do Mário Gatti também ganharam decoração personalizada. Os fotógrafos, Carlos Bassan, Rodrigo Capela e Luís Granzotto, foram convidados a exporem seus trabalhos e enfeitarem as paredes azuis do Setor. Paisagens de Campinas, céus pintados de todas as cores, flores e prédios foram imagens escolhidas para serem ampliadas. Os fotógrafos cederam o uso das imagens sem custo para o hospital.

“Tivemos a ideia de prestigiar os profissionais da cidade e trazer aqui para dentro a beleza das fotografias e de alguns locais de Campinas”, resume o presidente. Os fotógrafos aprovaram o convite. “É uma honra ter minhas fotografias expostas nas paredes do Mário Gatti, uma das maiores referências de atendimento em saúde para a população de Campinas”, afirma Bassan.

“Onde tem o choro da dor, também pode ter a cura e a alegria de uma imagem”, filosofa Capela.

Etapa final

A reforma irá contemplar, também, a área externa do hospital. O piso será uniformizado, o que trará mais segurança para os que ali transitam, além de melhorar o visual do local. A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre deste ano.