Campinas recebe R$ 24 milhões para rede de urgência e emergência

22/06/2012

Autor: Diego Geraldo

Foi publicado no diário oficial da União do dia 21 de junho, quinta-feira, a liberação de uma verba de aproximadamente R$ 24 milhões para as Redes de Urgência e Emergência (RUE) de Campinas. Junto com o município, as 42 cidades ao redor vão receber mais R$ 124 milhões.

A verba é destinada para a abertura de novos leitos exclusivos para RUE, além da construção de novas unidades, compra de equipamentos e custeio. A proposta é pensar na regionalização do atendimento, para que uma cidade não cause impacto na outra.

Para o secretário de Saúde, Fernando Brandão, o aumento na capacidade de atendimento nas cidades da região reflete diretamente em Campinas. "O objetivo é que casos de média complexidade possam ser tratados nas cidades menores, deixando os casos mais graves para Campinas. Assim, vamos distribuir melhor os pacientes e otimizar a ocupação dos leitos", analisou o secretário.

Os recursos são para tratar, principalmente, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e traumas causado por acidentes, que são as três maiores causas de morte no país, segundo o Ministério de Saúde. Além disso, serão mais 67 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) abertas ou adaptadas para RUE com custo de R$ 800 por dia cada.

Hospitais

Para o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti serão R$ 3 milhões para investimentos e mais R$ 6 mil diários para a abertura de 13 novos leitos e a adaptação para Redes de Urgência e Emergência de mais sete. Além disso, 19 leitos UTI já existentes serão adaptados.

O Hospital Celso Pierro também receberá R$ 3 milhões para investimentos. mais R$ 2,4 mil por dia para quatro novos leitos e quatro adaptações para RUE e nove novas UTIs.

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebe R$ 3 milhões para investimentos, 20 novos leitos e mais dez adaptações por R$ 9 mil por dia e 20 novos leitos de UTI, além da adaptação de mais 17.

A Beneficência Portuguesa vai abrir 30 novos leitos com custo de R$ 9 mil diários, mais duas novas UTIs.

Para a construção de novas unidades de Pronto Atendimento (Suleste e Costa e Silva) serão mais R$ 2,6 milhões mais um custeio de mais R$ 500 mil por mês quando habilitado e qualificado.

A habilitação e qualificação de outras duas unidades de pronto atendimento já existentes, São José e Campo Grande, receberão mais R$ 675 mês por mês.