TAC e divisão de terreno vão garantir construção do Instituto da Mulher

25/06/2012

Autor: Diego Geraldo e Marina Avancini

A Prefeitura Municipal de Campinas assina até esta sexta-feira, dia 29 de junho, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se compromete, junto ao Ministério Público (MP), a regularizar área municipal localizada no Parque Itália, para garantir a construção do Instituto da Mulher em um terreno de 9.914 metros quadrados na Avenida das Amoreiras.

A regularização vai desmembrar as áreas municipais para que cada uma possua uma matrícula própria - a falta de matrícula impede o financiamento para construção do Instituto pela Caixa Econômica Federal (CEF).

O Instituto da Mulher vai contar com ambulatórios de mastologia, patologia cervical (câncer de colo de útero), endocrinologia em menopausa, urologia ginecológica, cirurgia ginecológica, posto de coleta de leite humano, sexologia, fisioterapia voltada à área da mulher, acupuntura, serviço de planejamento familiar e um centro cirúrgico tipo hospital dia para cirurgias de pequeno porte.

O objetivo é agilizar e complementar o atendimento dos centros de saúde, que muitas vezes precisam encaminhar pacientes para o Hospital Celso Pierro, da PUC-Campinas, e para o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), da Unicamp.

O Instituto da Mulher também terá espaço para programas de promoção à saúde, que servirão como modelos para a atenção básica, além de prestar serviços voltados para o público feminino, como dar informações sobre os vários programas já existentes no município, geração de renda, Banco Popular da Mulher, Coordenadoria da Mulher, assistência jurídica, habitação, Delegacia da Mulher, entre outros.

De acordo com o diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, Mauro Aranha, a Administração municipal acredita que o cartório envie a documentação necessária em 15 dias.

"Depois disso, enviaremos tudo para a Caixa Econômica Federal, que vai analisar os dados para autorizar o financiamento", afirma. Com a autorização da CEF, a Prefeitura realiza a licitação, que pode levar de 60 a 90 dias."Depois que tudo estiver encaminhado, daremos início às obras, que devem ser concluídas em até um ano e meio", diz.