Vereador Thiago Ferrari recebe Conselho Municipal de Saúde nesta terça-feira para falar do Cândido Ferreira

25/06/2012

Autor: Marco Aurélio Capitão

Representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS), acompanhados do padre Nelson Ferreira de Campos, vigário da Paróquia Santa Luzia, do Jd. Novo Campos Elíseos, reúnem-se às 14h desta terça-feira, 26 de julho, com o presidente do Legislativo Municipal, vereador Thiago Ferrari, no Plenarinho da Câmara, para discutirem o convênio firmado entre a Prefeitura e o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.

A audiência com Ferrari havia sido solicitada na última quinta-feira, 21 de junho, por meio de um ofício em que o CMS pedia a intervenção imediata dos vereadores para assegurar a prorrogação, por mais seis meses, do convênio, bem como interromper as demissões dos trabalhadores que prestam serviço para o SUS. Thiago Ferrari confirmou a audiência nesta segunda-feira, 25, durante sessão da Câmara.

Gerardo Mendes de Melo, conselheiro de saúde do segmento dos usuários, juntamente com o Padre Nelson, foram recebidos por Ferrari, em seu gabinete, momentos antes do início da sessão desta segunda, que tinha como pauta principal a discussão das Macrozonas. “Inclusive ele ficou de convidar outros parlamentares para participar dessa reunião com o Conselho em que pretendemos mostrar que a crise da saúde em Campinas será agravada caso ocorram as demissões dos mais de mil trabalhadores que exercem funções importantes no SUS por meio do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira”, adiantou Gerardo.

Segundo ele, nesse encontro os conselheiros vão destacar que no último dia 30 de maio, em sessão extraordinária, o Conselho deliberou pela prorrogação por seis meses do prazo constante do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual, nos autos do Inquérito Civil Público 0.041/2010.

Gerardo reitera que o TAC, que trata da regularização desse convênio, previa a realização de concursos públicos ainda no primeiro semestre de 2012 para substituição integral dos trabalhadores atualmente terceirizados. Conforme explica o conselheiro, a Prefeitura não cumpriu os prazos estabelecidos e, agora, devido às restrições da legislação eleitoral, os servidores concursados só poderão assumir seus cargos a partir de janeiro de 2013.

“No entanto, até o presente momento o prazo previsto no Termo de Ajustamento de Conduta não foi prorrogado, e os trabalhadores têm recebido aviso prévio nas últimas semanas. Portanto, o SUS em Campinas está na iminência de enfrentar uma das suas maiores crises de todos os tempos, com risco de desassistência e até mesmo fechamento de unidades inteiras, como é o caso do Pronto-Atendimento do Campo Grande, entre muitos outros”, finaliza Gerardo.