Mário Gatti assina convênio com rede de Telemedicina

27/06/2012

Autor: Juliana Perrenoud

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti acaba de receber novos equipamentos para ampliar sua integração na Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) e entrar de vez na era da tecnologia. Os equipamentos tornarão possível acompanhar cirurgias, realizar diagnósticos conjuntos, ministrar e acompanhar palestras, tudo isso à distância entre universidades e hospitais de ensino de todo o país, através de câmeras e televisores.

O investimento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Ministério da Saúde e Ministério da Educação na implementação do Núcleo de Telemedicina Hospitalar é de R$ 120 mil.

Integrante da RUTE desde 2010, com os novos equipamentos e uma sala destinada para a Telemedicina, o hospital oferece melhor possibilidade de integração com a rede de forma proativa. Seu principal objetivo é implantar infraestrutura para interconexão das unidades de faculdades e hospitais universitários de ensino das diferentes regiões do país, permitindo a
comunicação e colaboração entre os grupos de pesquisa nacionais.

O sistema para videoconferência disponibilizado para o hospital inclui quatro televisores, computadores e softwares, projetores, scanner, aparelhos de DVD, sistema de som e câmeras filmadoras, que podem ser levadas para qualquer local. “

“Isso traz inúmeras possibilidades de educação à distância, pesquisa colaborativa e assistência remota. Cirurgias podem ser transmitidas ao vivo e discutidas em grupos muito maiores, sem colocar em risco a vida do paciente, já que o espaço físico dos centros cirúrgicos é limitado”, diz a médica e coordenadora da implementação da RUTE no Mário Gatti, Silvana Simão.

Integração

A coordenadora destaca também que com o sistema, um caso pode ser amplamente debatido entre os grupos de interesse, com diagnósticos mais rápidos e precisos. “O intercâmbio de informações será infinitamente ampliado, assim como o incentivo à pesquisa”, destaca.

O projeto trará, ainda, integração com os demais serviços da rede de saúde de Campinas, possibilitando o intercâmbio com hospitais universitários e, principalmente, com a rede básica do SUS-Campinas.

“Vamos disponibilizar infraestrutura que permitirá ações para a melhoria da assistência (segunda opinião, auxílio diagnóstico, discussão de casos entre profissionais da rede e especialistas do hospital, etc.), bem como para a disseminação de informações e conhecimento através de palestras, cursos à distância e outras ações de educação continuada para os profissionais do SUS Campinas e para os profissionais em formação em nossos serviços (alunos, estagiários, residentes)”, ressalta.

“Estamos abrindo uma porta de conexão em alta velocidade para o mundo todo”, afirma Salvador Affonso Fernandes Pinheiro, presidente do Hospital.
A implementação do Núcleo de Telemedicina no Mário Gatti está prevista para o segundo semestre deste ano, quando será realizada a adequação interna no prédio administrativo e instalação de sala de videoconferência. 

Sobre a RUTE

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

A RUTE dispõe da infraestrutura de alta capacidade do backbone nacional da RNP, a rede Ipê, e das Redes Comunitárias Metropolitanas de Educação e Pesquisa (Redecomep). Esta iniciativa complementa o esforço coordenado de prover uma infraestrutura fim-a-fim (nacional, metropolitana e institucional) adequada ao uso de aplicações avançadas de rede.

Através do link da RNP com a Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas), as instituições participantes contam com a colaboração de redes-parceiras na Europa e nos Estados Unidos.

A Rede Universitária de Telemedicina estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups – SIGs).

Os SIGs promovem debates, discussões de caso, aulas e diagnósticos à distância. Atualmente, mais de 300 instituições participam de cerca de 40 SIGs em várias especialidades e subespecialidades, como: Psiquiatria, Cardiologia, Enfermagem, Oftalmologia, Dermatalogia, entre outras.

Volta ao índice de notícias