Decreto cria Departamento de Prestação de Contas na Secretaria Municipal de Saúde

27/06/2012

Autor: Diego Geraldo

Um decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira, dia 27 de junho, cria o Departamento de Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde. O setor ficará responsável auditar, na área contábil, financeira e assistencial, a aplicação de recursos das entidades conveniadas, e, ainda, por propor normatizações referentes à prestação de contas no âmbito da pasta.

O departamento será dividido em três coordenadorias: Auditoria de Repasse Público ao Terceiro Setor, Administrativa e de Procedimentos e Normas, e Setorial de Gestão Técnica.

Para o secretário de Saúde, Fernando Brandão, o decreto mostra a importância que a Administração dá à prestação de contas, tudo de acordo com a legislação federal, principalmente nas normas que regem o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Lei de Acesso à Informação.

“Aperfeiçoamos a maneira de avaliar o uso do dinheiro público na saúde. Isto vai permitir ao gestor uma importante ferramenta para saber exatamente como é usado o dinheiro, no que está sendo gasto e fazer correções quando necessário”, defendeu Brandão.

O diretor do departamento, Anésio Corat Júnior, explicou que ele terá independência em relação aos outros setores da secretaria, prestando contas diretamente ao gabinete do secretário. “Quando o governo assumiu conversamos com o prefeito Pedro Serafim e seu gabinete sobre a necessidade de aperfeiçoar o mecanismo de prestação de contas dos conveniados e ele nos atendeu, porque sabe dá importância do tema”, explicou.

O trabalho começou em janeiro, com treinamento de pessoal e preparação do decreto. Por isso, só houve remanejamento de servidores, sem aumento de custo.

A Coordenadoria de Auditoria de Repasse Público ao Terceiro Setor ficará responsável pelo processo de auditoria da prestação de contas dos conveniados da saúde, elaborando subsídios para pareceres e propor normatizações acerca de procedimentos referentes às contas do terceiro setor.

Já a Coordenadoria Administrativa e de Procedimento e Normas vai planejar, racionalizar, normatizar, coordenar e supervisionar as atividades administrativas da secretaria.

O Setorial de Gestão Técnica vai assessorar o departamento, sugerindo, promovendo e fomentando as ferramentas para a prestação de contas.

Transparência

Outro importante trabalho que será desenvolvido pelo departamento será a publicação detalhada da prestação de contas de todos os convênios da saúde no portal da transparência. “Isso vai aperfeiçoar o controle social, tanto da sociedade, quando do Conselho Municipal de Saúde. Será possível, assim que o conveniado enviar as informações, saber quanto foi pago por procedimento ou serviço prestado”, destacou Corat.

Esta ferramenta estará disponível assim que for finalizado o programa de prestação de contas que está em desenvolvimento, na sua segunda etapa, e tem previsão de entrega na metade do segundo semestre, depois de as entidades serem treinadas para o serviço.

Convênios

Hoje a Saúde conta com 17 convênios de prestação de serviços, incluído o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, e, nos primeiros quatro meses de 2012 foram investidos R$ 87.456.651,78, sendo R$ 59.924.845,70 vindos da União e R$ 27.531.806,08 de recursos próprios. O valor representa 35,32% do orçamento já utilizado pela Saúde, de R$ 247.592.413,57.

As informações estão contidas na prestação de contas da secretaria, aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e publicada no site da pasta.