Para garantir segurança, Saúde reagenda exames

28/06/2012

Autor: Diego Geraldo

Para garantir, com segurança, a realização dos exames acumulados no laboratório municipal, que funciona no Complexo Hospitalar Ouro Verde, a Secretaria Municipal de Saúde enviou uma circular as unidade pedindo que exames não emergenciais sejam reagendados.

Os motivos para o reagendamento foram a grande quantidade de material que chegou ao laboratório depois da greve dos servidores públicos, que durou 21 dias, e a redução da jornada de trabalho de 16 funcionários do local que são contratados através do Programa da Saúde da Família (PSF) do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e estão cumprindo aviso prévio. Além disso, outros três funcionários do PSF quiseram sair e não é possível substituí-los no momento.

Continuam sendo realizados exames de emergência – que serão escolhidos pelos médicos dos centros de saúde – em gestantes, acidentes de trabalho e da Vigilância em Saúde (suspeitas de dengue, meningite, entre outras). Os exames vindos das especialidades também continuam sendo realizados.

Segundo o diretor de Saúde, Edison Silveira, a segurança dos exames foi o fator principal para o reagendamento. “As equipes das unidades farão uma avaliação de cada caso, analisando o paciente, que, por exemplo, pode esperar alguns dias a mais para a realização de um exame não emergencial”, explicou o diretor.

Silveira disse que uma previsão para a normalização da rotina de atendimento será feita quando o Ministério Público (MP) se pronunciar sobre a continuidade do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a substituição dos funcionários do PSF por servidores públicos. O laboratório municipal é o maior da América Latina e realiza, em média, 18 mil exames por dia.