Campanha de vacinação contra a polio entra na última semana

29/06/2012

Autor: Amanda Romero

A campanha de vacinação contra a poliomielite entra em sua última semana. Segundo o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento 53.214 crianças com menos de 5 anos de idade já foram imunizadas. Número que corresponde a 78,77% da meta que o município tem que atingir.

Todas as crianças nesta faixa etária devem ser levadas a um dos 63 centros de saúde do município para receber a imunização até o dia 6 de julho, data de encerramento da campanha.

Esse ano a campanha terá apenas uma etapa e a meta é vacinar 95% da população da faixa etária. Por isso é importante que os pais aproveitem essa última semana para comparecer com seus filhos aos centros de saúde e, realizar a vacina contra a paralisia infantil, se necessário, atualizar a caderneta com outras vacinas.

“A campanha passou por mudanças e esse ano ocorre em uma única fase, as mães devem levar seus filhos para serem vacinados, porque a cobertura ainda está longe da meta de 95% da população“, afirma a enfermeira sanitarista da Vigilância Epidemiológica do município, Maria do Carmo.

As campanhas contra poliomielite, no Brasil, se mostraram eficientes a ponto de erradicar a doença aqui. Mas essa não é uma realidade no mundo inteiro, se tornando necessária a manutenção desse tipo de vacinação, para que se impeça a reintrodução da paralisia infantil no país.

Segundo o Ministério da Saúde 35 países registraram casos doença entre 2007 e 2012, e o Brasil mantém relações comerciais com alguns deles.

No último ano, em 2011, quando a campanha ainda era realizada em duas fases, Campinas vacinou 65.648 crianças em sua primeira etapa, cobrindo 97,17% da população dentro da faixa etária e, durante segunda etapa, 58.380 crianças, uma cobertura de 86.91%.

Volta ao índice de notícias