Vacinação contra pólio imuniza 52% em Campinas no dia D

10/06/2013

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o secretário municipal de Saúde Carmino Antonio de Souza, e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Brigina Kemp, participaram no sábado, 8 de junho, no Centro de Saúde Anchieta, zona norte da cidade, da abertura da campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite).

Campinas vacinou 32.093 crianças no dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Este número corresponde a 52.8% dos 60,7 mil moradores do município entre 6 meses e 5 anos. A campanha, diferente dos anos anteriores, será realizada em apenas uma etapa (no mês de junho) e se estende até o dia 21 deste mês em todos os 63 centros de saúde. A meta é atingir a cobertura de 95%.

Para o primeiro dia de vacinação, o número é positivo, mas é importante os pais continuarem levando as crianças, pois a paralisia infantil ainda circula em diversos países. Em 2011 foram registrados 604 casos de poliomielite em todo o mundo. Em 2012, foram registrados 223.

O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaléia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes e, dessa forma, podem transmitir a infecção para outras pessoas.

Prefeito

Jonas Donizette foi enfático em afirmar que a vacina é o meio mais eficiente de se evitar a doença. “Vamos fazer uma varredura com o objetivo de atingir um número satisfatório de vacinação. Em caso de necessidade, os profissionais de saúde irão até as residências para cumprir com as metas estabelecidas”, afirmou.

Em Campinas, a mobilização contou com a participação de 1,3 mil funcionários da secretaria de Saúde, que trabalharam em 300 postos de vacinação, sendo 175 fixos e 125 volantes, entre 9h e 17h, para atender crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos. É a primeira vez que o lançamento da campanha acontece em um posto volante.

A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Campinas até o dia 21. A meta, segundo o secretário de Saúde, é atingir 58 mil crianças.

A paralisia Infantil foi erradicada do Brasil em 1989. Em Campinas, o último caso foi registrado em 1984. No entanto, o Brasil obteve o certificado de erradicação da doença, emitido pela Organização Mundial da Saúde, em 1994. Apesar dos avanços, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação.

Crédito da Foto: Gilson Machado
Prefeito e Secretário de Saúde arregaçaram as mangas

Crédito da Foto: Gilson Machado
Jonas cumprimenta agente de saúde