Complexo Hospitalar Ouro Verde zera fila de cirurgia vascular

13/06/2013

Autor: -

Entre os meses de outubro de 2012 e maio de 2013, a equipe de cirurgia vascular, do Complexo Hospitalar Ouro Verde, realizou 426 cirurgias de varizes e com isso, zerou a fila de espera da especialidade. Agora, quem necessita do procedimento, aguarda no máximo 15 dias, tempo para que sejam realizados os exames necessários para um procedimento cirúrgico. Neste mesmo período, foram realizadas 5 mil consultas ambulatoriais, sendo mais de 2 mil, a primeira consulta.

A fila de cirurgia vascular foi zerada com a criação de uma equipe para a especialidade. Em agosto de 2012, o Ouro Verde contava com apenas dois cirurgiões vasculares. Em setembro do mesmo ano, o hospital criou a especialidade vascular, com a contratação de sete cirurgiões. A demanda reprimida na época era de 1.231 casos.

Além dos pacientes do Ouro Verde, havia ainda 499 pacientes esperando cirurgia no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e 100 pacientes no Hospital Celso Pierro, da PUC, um total de 1.830 pessoas aguardando meses por uma cirurgia vascular.

O coordenador da especialidade de cirurgia vascular do Ouro Verde, José Felipe Martins, explica que um acordo firmado com o Mário Gatti e hospital da PUC garantiu que a demanda reprimida passasse a ser atendida pela equipe de cirurgia vascular do Complexo Hospitalar Ouro Verde.

Segundo ele, até agosto de 2012, o Ouro Verde realizava uma média de 20 cirurgias vasculares por mês. Com a ampliação da equipe médica, em setembro, essa média passou para 56 casos e já em de outubro, 65 pessoas foram operadas.

Para Martins, a contratação de bons profissionais, com fixação de metas, foi importante para acabar com as filas de espera e ainda, aumentar a capacidade de atendimento.

“ Nós pagamos um valor justo para atrair os bons profissionais e com isso, exigimos que façam sempre o melhor para alcançar as metas estabelecidas. Nossa meta é operar 80 pessoas por mês ate o final do ano” disse.

Atendimento ambulatorial

Hoje, o ambulatório da especialidade em atendimento vascular do Complexo Hospitalar Ouro Verde, recebe uma média de 620 pessoas por mês. Desse total, 260 procuram o serviço pela primeira vez. São encaminhados pelos centros de saúde e/ou pelo serviço de regulação de vagas.


Crédito da Foto: Divulgação
Entre outubro de 2012 e maio deste ano, foram realizadas 426 operações de varizes

Volta ao índice de notícias