Mário Gatti qualifica profissionais sobre gestão de qualidade

14/06/2013

Autor: -

Mário Gatti qualifica profissionais sobre gestão de qualidade

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, de Campinas, iniciou, com um ciclo de palestras, um programa de qualificação profissional em gestão pública. Além da diretoria, participam gerentes e coordenadores de setores e especialidades médicas.

A primeira palestra, sobre gestão das relações de trabalho, foi ministrada no dia 4 de junho, pelo consultor em planejamento e gestão em saúde, José Carlos da Silva. O palestrante falou sobre a crise do modelo técnico assistencial, dinâmica da força do trabalho setorial, mudanças qualitativas nas relações sociais de produção de serviço de saúde, projetos a serem desenvolvidos e, as funções do subsistema de gestão pessoal.

Cuidar de quem cuida

Dentro do processo de melhoria de gestão, José Carlos destacou a necessidade de se trabalhar as relações interpessoais da equipe e da equipe com a comunidade; melhorar as condições básicas para o exercício profissional; resolução de problemas e situações críticas; melhorar as situações de ambientações, ergonômicas e de estética do serviço de saúde, e instituir programas de melhoria de qualidade de vida do servidor.

“Não podemos pensar em melhoria de atendimento se não cuidamos de quem cuida. É necessário a valorização profissional e de ambiente de trabalho”, concluiu.

Na segunda palestra, realizada no dia 11 de junho, o consultor Gilson Caleman falou sobre modelos de atenção e gestão no hospital. O palestrante citou a superlotação como um “nó crítico” e concreto na assistência de hospitais que atendem urgência e emergência com porta aberta.

Segundo Caleman, as novas gestões hospitalares precisam criar mecanismos de assistência para o fim do “ hospital albergue”, com tempo de permanência alto.

Para ele, as circunstâncias de trabalho nos hospitais de urgência e emergência a exemplo do Mário Gatti, “apontam, claramente, na direção de uma assistência mais completa e intensa, com ajuda da tecnologia e qualificação dos recursos humanos”.

Grupos de trabalho

A última palestra será ministrada no dia 26 de junho, por Fabio Frota, e será sobre gestão administrativa e financeira.

Terminado o ciclo de palestras, gestores e coordenadores do Mário Gatti vão criar grupos de trabalho para discutir internamente o que foi levantado como objeto de reflexão pelos palestrantes.

As reuniões serão realizadas duas vezes por semana e vão durar até novembro. Numa segunda rodada de encontros, consultores analisam com funcionários novos modelos de gestão com objetivo de aprimorar a assistência.