Imunização contra a gripe continua em Campinas

17/06/2013

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), informa que, mesmo com encerramento da campanha de vacinação no último dia 15 de junho, a vacina contra a gripe ainda está disponível para o grupo prioritário nos 63 centros de saúde da cidade, principalmente para as gestantes e pessoas com 60 anos ou mais, pois o município ainda não atingiu a meta de 80% de cobertura destes dois grupos.

Em Campinas, 170.801 pessoas já foram imunizadas, atingindo um índice de cobertura de 87% entre a população vigente, composta por quem tem idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos, mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, índios, população carcerária e portadores de doenças crônicas. Os últimos devem apresentar atestado médico ou a receita do medicamento com data de até seis meses atrás. Os demais devem levar um documento de identidade ou a carteira de vacinação.

“As pessoas que estão dentro desse grupo sofrem mais complicações ao se contaminarem com o vírus da gripe, por isso se alguém não se vacinou, ainda tem a oportunidade”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Ferreira.

Em Campinas, até o momento, estão vacinadas 8.338 gestantes, número que corresponde a 75% dessa população. Fora as gestantes, ainda estão imunizadas 23.783 crianças (107%), 30.004 trabalhadores de saúde (123%), 2.253 puérperas (123%), 106.423 pessoas com 60 anos (78%) e 53.852 doentes crônicos.

Campanha de prevenção

A Secretaria de Saúde está atuando em campanhas de prevenção como a distribuição e divulgação de cartazes e banners com o tratamento da gripe e a distribuição do medicamento como o Oseltamivir (Tamilfu), que está disponível em todos os centros de saúde e nos prontos socorros do Mario Gatti e Ouro Verde.

Os 3 mil cartazes e 100 banners com medidas de prevenção e tratamento da gripe podem ser encontrados em locais públicos de maiores concentrações de pessoas como centros de saúde e ônibus.

Volta ao índice de notícias