Hospital Municipal Dr. Mário Gatti vai acompanhar crianças obesas

18/06/2013

Autor: -

Crianças e adolescentes com idades entre três e 15 anos, diagnosticados com sobrepeso durante o Dia de Prevenção Contra Obesidade Infantil, realizado no último sábado, 15 de junho, e organizado pelo ambulatório de especialidades do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, vão ser acompanhados por especialistas em nutrição, cardiologia e endocrinologia. Os que estão acima do peso, foram encaminhados para o ambulatório de nutrição da Universidade Paulista (Unip), dentro de um projeto de parceria com o Mário Gatti.

Crianças e adolescentes diagnosticados hipertensos vão ser tratados pelas equipes de nutrição e cardiologia do Ambulatório de Especialidades do Mário Gatti.

No dia de prevenção contra a obesidade infantil, foram realizadas avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, palestra explicativa sobre a quantidade de sal nos alimentos industrializados e alimentação saudável. Voluntários promoveram atividades lúdicas que permitiu que os participantes queimassem muitas calorias.

João Carlos Miranda, morador da Vila Diva, levou o filho ao evento e considerou a iniciativa importante. “Acho importante para a saúde das crianças esse tipo de evento. Acho que deveria acontecer outras vezes“, sugeriu.

Maria do Carmo dos Santos, que tem uma filha com sobrepeso, disse que aprendeu sobre má alimentação e hábitos alimentares saudáveis. “Tem coisas que eu não sabia que fazia tão mal para as crianças, como hambúrguer de caixinha; pra mim era uma carne normal, mas a nutricionista me explicou que tem conservantes e que engorda”, disse.

Para a nutricionista Camila Prada, o dia de prevenção atingiu o objetivo de alertar para as consequências da obesidade e propor mudanças de hábitos. “Avalio que nós atingimos o nosso objetivo de chamar a atenção da população para o problema da obesidade infantil, promover orientações sobre hábitos saudáveis, abordando alimentação e atividade física. Recebemos muitos elogios dos presentes e pedidos de novas edições daqueles que não puderam comparecer”, concluiu.

Dia de prevenção

Cerca de cem pessoas participaram do evento e 31 crianças e adolescentes passaram por avaliação. Desse total, 61,3% estavam obesos, 19,4% estavam com sobrepeso e quatro estavam hipertensos.

Segundo a coordenadora do Ambulatório de Especialidades, do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, os funcionários se sentiram orgulhosos em participar do dia de prevenção e se colocaram à disposição para organizar a segunda edição do evento.

“O resultado positivo dessa primeira edição deixou os funcionários orgulhosos e todos já estão dispostos para organização da segunda edição do Dia de Prevenção Contra a Obesidade. Nossa meta é continuar com o projeto e crescer a cada ano”, concluiu.

O Dia Prevenção Contra Obesidade Infantil contou com apoio da Sanasa, Ceasa, Setec, Unip e da Academia Ômega.

Volta ao índice de notícias