Campinas assina adesão ao Programa Recomeço do governo estadual

26/06/2013

Autor: -

No Dia Internacional de Combate às Drogas – 26 de junho, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou, junto ao secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam, o Termo de Adesão ao Programa Recomeço destinado à recuperação dos dependentes químicos que aderirem voluntariamente ao tratamento.

Dentre os 11 municípios inicialmente escolhidos para a implantação do programa, Campinas é a primeira cidade a registrar o ato de assinatura do termo de adesão. “Entendemos que o município poderá ser modelo para as demais cidades do Estado, pois é uma cidade muito emblemática”, disse Hamam.

Para o prefeito, o Cartão Recomeço é uma grande oportunidade para as pessoas que têm algum grau de dependência de drogas conseguirem tratamento em comunidades terapêuticas.

“Em Campinas, temos várias comunidades terapêuticas, mas para algumas famílias o custo do tratamento se torna elevado, com a adesão ao programa, o usuário poderá se tratar pelo período de seis meses e, dessa forma, conquistar a oportunidade de recuperação para um novo recomeço na vida”.

Desenvolvido em parceria com o governo estadual, o cadastramento das entidades fica sob a responsabilidade das prefeituras, que, no caso de Campinas, será realizado pela Coordenadoria de Prevenção às Drogas, num trabalho conjunto com as secretarias municipais de Saúde e de Cidadania, Assistência e Inclusão Social.

Também estiverem presentes no ato de assinatura do Termo de Adesão ao Programa Recomeço os secretários municipais de Saúde, Cármino de Souza, a de Assistência Social, Jane Valente, a diretora da Drads Campinas, Laura Contador, o vereador Zé Carlos e demais representantes de órgãos públicos.

Cartão Recomeço

O Cartão Recomeço é uma iniciativa do governo estadual, para ampliar e facilitar o acesso ao atendimento dos usuários de drogas em entidades especializadas. O cartão servirá para custear as despesas de recuperação dos dependentes químicos que buscarem ajuda voluntariamente. O investimento mensal do estado com o cartão passa de R$ 4 milhões.

As entidades inscritas receberão R$ 1.350,00 mensais por usuário maior de 18 anos que procurar atendimento voluntariamente, oferecendo tratamento no local por período máximo de 180 dias. Essas comunidades devem realizar atividades voltadas ao acolhimento social, desenvolvendo ações de prevenção, reabilitação, reinserção social e ocupacional de usuários de substâncias psicoativas.

O cartão servirá também como instrumento de monitoramento da frequência do dependente no tratamento e controle da prestação do serviço pela entidade. Não há possibilidade de outro uso comercial.

Inicialmente, serão 3 mil vagas distribuídas no estado, em 11 regiões: Campinas, Diadema, Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes.

Os critérios usados para a escolha dos municípios foram o tamanho da rede de referência em assistência social e saúde mental, além da localização nas regiões-polo.

Crédito da Foto: Carlos Bassan
Jonas e Hamam na solenidade de adesão ao programa

Crédito da Foto: Carlos Bassan
Jonas e o secretário Hamam