Prefeito assina homologação do concurso público para médicos

28/06/2013

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou nesta sexta-feira, 28 de junho, a homologação do concurso público que visa a contratação de 243 médicos para rede pública de Saúde. A partir da publicação da homologação, que será feita na segunda-feira, 1º de julho, a Administração municipal está autorizada a iniciar as convocações dos profissionais.

As contratações serão priorizadas para quatro áreas: atenção básica à saúde (centros de saúde); Mário Gatti; urgência e emergência (Pronto-Atendimentos e Samu); e SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar). Além dessas áreas, o setor de perícia da Secretaria de Recursos Humanos - responsável inclusive pelos exames admissionais – o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), o Laboratório Municipal e as Policlínicas II e III também receberão profissionais.

O prefeito anunciou, também, que vai aumentar o valor do ICV (Índice de Condição de Vida), conhecido como prêmio produtividade, dos médicos da rede de urgência e emergência. O valor do benefício pode chegar a R$ 3.900,00. O ICV dos médicos da rede básica já havia sido reajustado no ano passado.

Jonas explicou, ainda, que a contratação de médicos não esgota as ações voltadas para a saúde. “Estamos recompondo as equipes de saúde da cidade; em um segundo momento, daremos prosseguimento às obras de reforma, ampliação e até mesmo construção de centros de saúde”, disse. “Já para julho, como parte das comemorações do aniversário da cidade, entregaremos 56 leitos do Mário Gatti, reformados para atender melhor à população”, completou.

O prefeito citou, também, que em agosto será homologado outro concurso, no qual foram oferecidas 39 vagas, sendo 20 para agente de apoio à saúde (farmácia), dois para técnico em saneamento, dois para biomédico e 15 para enfermeiro.

Atualmente, 1.651 médicos trabalham nas unidades municipais de saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde, são de 250 a 300 habitantes por médicos (levando em conta somente os usuários do SUS) e 500 habitantes por médico (levando em conta a população geral). A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza como parâmetro ideal de atenção à saúde da população a relação de 1 médico para cada 1.000 habitantes.

Classificação final

A Secretaria de Recursos Humanos publicou nesta sexta-feira, 28 de junho, a classificação final do concurso para médicos. O documento, publicado no Diário Oficial do Município (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial) traz o número de inscrição, nome do candidato, número de documento, nota, critérios de desempate e a classificação final.

A partir da homologação, que será publicada na segunda-feira, 1º de julho, os candidatos deverão acompanhar as convocações para as reuniões de preenchimento de vagas, exclusivamente, pelo Diário Oficial durante todo o prazo de validade do certame.

Especialidades oferecidas no concurso

No concurso para médicos estão sendo oferecidas 243 vagas para as seguintes especialidades: Anestesiologia (cinco), Cardiologia (três), Cirurgia Pediátrica (uma), Clínica Geral (143), Dermatologia (uma), Ginecologia e Obstetrícia (dez), Medicina da Família e Comunidade (20), Medicina Intensiva (quatro), Medicina Intensiva Pediátrica (uma), Medicina Pericial (duas), Medicina Preventiva e Social (duas), Neurocirurgia (uma), Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (três), Pediatria (30), Pneumologia (uma), Psiquiatria (15) e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (uma).

Crédito da Foto: Fernanda Sunega
Jonas anuncia medida